Correio dos Campos

Stocco busca apoio para garantir transparência com diárias na Câmara de PG

Vereador da Rede Sustentabilidade tenta reunir 12 assinaturas para garantir mudança que viabilize maior transparência nos gastos públicos.
5 de abril de 2018 às 15:56

COM ASSESSORIAS – O vereador Geraldo Stocco (REDE) busca sensibilizar os colegas e garantir 12 assinaturas contra um parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR). O parecer é contrário à proposta de Stocco que prevê que os vereadores prestem contas dos gastos com diárias e, caso o gasto seja inferior ao valor recebido, devolvam o recurso restante. Geraldo defende que a medida trará mais “transparência” no uso do dinheiro público.

A proposta de mudança no regimento interno foi apresentada por Stocco em novembro de 2017. “Acredito que o recebimento de diárias por parte dos vereadores deve contar com uma prestação de contas por parte dos parlamentares. Na iniciativa privada funciona assim: você é ressarcido apenas do que realmente gasta durante uma viagem a trabalho”, exemplificou o parlamentar.

Stocco lembra que para uma viagem parlamentar a Curitiba, por exemplo, o vereador recebe R$ 250, já para ir até Brasília a diária paga é de R$ 350 e, além disso, o Legislativo arca com o custo das passagens aéreas. “O que proponho é simples: o parlamentar vai ter que comprovar os custos com notas fiscais, caso o valor recebido seja maior do que o efetivamente gasto, a diferença deve ser devolvida aos cofres públicos”, explicou Geraldo.

O prazo para que Geraldo consiga as 12 assinaturas e recorra do parecer da CLJR acaba nesta sexta-feira (6). “Quero sensibilizar os parlamentares sobre o tema, mostrando que a demanda por transparência e responsabilidade com os recursos públicos é tendência em todos os níveis da política e uma demanda da própria população”, defende o vereador.