Correio dos Campos

Representantes de Telêmaco Borba visitam Fundação de Assistência Social

20 de março de 2018 às 13:31

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta terça-feira (20) representantes da Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba visitam a Fundação de Assistência Social para conhecer o serviço Família Acolhedora de Ponta Grossa. Segundo os representantes da Prefeitura, eles querem utilizar o modelo de trabalho realizado aqui. O serviço é desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em parceria com a Vara da Infância e Juventude.

“É sempre muito bom servir de exemplo para outras cidades, saber que nosso trabalho está sendo feito corretamente e que por este motivo chegamos a outros municípios”, destaca a superintende da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais, Isane Kanson.

A proposta é garantir um acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados do convívio familiar, em decorrência da impossibilidade da família de cumprir com as funções de proteção e cuidado. “Com isso, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de vivenciar um saudável acolhimento familiar até que seja definida, em caráter permanente, sua condição, com a reintegração familiar ou a adoção”, destaca a Secretária Municipal de Políticas Públicas Sociais e Presidente da Fundação de Assistência Social, Simone Kaminski.

O Município é o responsável por realizar a triagem das famílias interessadas em participar. Essa seleção acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, além de uma equipe técnica que será responsável pelo acompanhamento das famílias participantes que é composta por um Assistente social e duas psicólogas, uma estagiária de serviço social e outra de psicologia. “Depois de selecionadas pela Prefeitura, as famílias são sempre encaminhadas para avaliação e decisão final por parte da Vara da Infância. Todas passam por capacitação”, destaca a coordenadora do Serviço de Acolhimento Familiar, Lucélia Schmigel.

Para participar – Os requisitos para participar do serviço giram em torno de não ter vínculo de parentesco com a criança ou adolescente, ter idade entre 21 e 65 anos, sem restrição de sexo ou estado civil, firmar declaração de desinteresse em adoção, concordância de todos os membros da família em acolher, residir no município de Ponta Grossa e participar da seleção prévia e capacitação realizada pela equipe técnica do serviço.