Correio dos Campos

Movimentação de aeronaves mais do que dobra no Aeroporto Sant’Ana

Balanço de fevereiro mostra aumento de 127% em comparação ao mesmo período do ano passado.
5 de março de 2018 às 18:39

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta segunda-feira (5) o Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo divulgou o relatório de movimentação de aeronaves e passageiros do último mês. Os números cresceram em relação a fevereiro de 2017: de 255 pousos e decolagens de aeronaves no ano passado, o total subiu para 581, o equivalente a uma alta de 127%. Já em relação ao deslocamento de passageiros a porcentagem é menor, mas mesmo assim registra um balanço maior: de 1.816 passageiros em 2017, esse ano o Aeroporto Sant’Ana contabilizou 1.907 embarques, desembarques e transporte de pessoas.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, os investimentos da gestão municipal têm atraído cada vez mais pessoas para o aeródromo. “Quanto mais estrutura um lugar dispõe, mais procura ele tem. Nas próximas semanas iremos lançar o edital de licitação para as obras de melhoria da pista e estamos em fase final de documentação para a homologação da EPTA, por exemplo”, explica ele, referindo-se à Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo.

Balanço – A categoria que mais moveu passageiros em fevereiro é a comercial, que teve um total de 1.038 transportados em 26 pousos e decolagens de aeronaves. Operada pela empresa Azul Linhas Aéreas, a aviação regular realiza voos quatro vezes por semana – em março, os horários são: chegada às 10h10 e partida às 10h35 nas segundas-feiras, e nas quartas, sextas e domingos pousos previstos às 14h20 e decolagens às 14h55.

Os aeroclubes ficaram responsáveis pela maior parte dos pousos e decolagens de aeronaves, triplicando o total de 2017: de 110 voos o número passou para 460 em 2018, o que movimentou 724 passageiros. Já outras categorias, como aviações executivas e aeromédicas, embarcaram, desembarcaram e transportaram 145 passageiros em 95 movimentações de aeronaves.

Serviço médico – Ainda neste mês, no dia 19 de março, será realizada a inauguração do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que realiza transporte médico de passageiros em casos de urgência e emergência e está sendo instalado em Ponta Grossa desde o início deste ano. Um dos hangares do Aeroporto Sant’Ana está sendo adaptado para comportar alojamentos e espaços para a equipe administrativa e serviço operacional, além de melhorias no asfalto para o pouso das aeronaves.