Correio dos Campos

Piscicultura: Secretaria de Agricultura busca incentivo a produtores locais

Em uma visita técnica, representantes da SMAPA estiveram em propriedade destaque na produção de tilápias que pretende abrir um frigorífico em Guamiranga.
21 de fevereiro de 2018 às 18:55

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde de terça-feira (20), representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realizaram uma visita técnica a uma empresa especializada na produção de tilápias, em Guamiranga. O intuito da visita foi conhecer como acontece utilização da ciência em parceria com a prática no setor da piscicultura. José Carlos Pontarollo, dono da propriedade, realiza a atividade há mais de 10 anos e pretende expandir o negócio com um frigorifico para abate e comercialização de peixes na região.

O local apresenta cerca de 22 hectares de espelho d’água, o que significa uma produção média de 360 a 420 toneladas de tilápia por ano. A expectativa é de que até o início do segundo semestre, com a abertura do frigorífico, os produtores que estejam de 100 a 150 km de distância da cidade, possam destinar a sua produção para o abate no frigorífico Pontarollo.

Para o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, a visita proporcionou mais conhecimento do setor. “O departamento pecuário da secretaria teve contato com a empresa onde se cultiva a piscicultura, onde pudemos conhecer desde os alevinos até a produção em alta escala de tilápias. Entendemos como funciona a parte técnica de produção, em que se utiliza da ciência e a prática dessa atividade”, relata Vieira.

Orestes Paladino, extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), acompanhou a visita da SMAPA na propriedade. “Executamos os programas do Estado e procuramos dar o apoio para que as atividades atinjam rentabilidade, lucro e sucesso. Com a abertura do frigorífico, serão necessários cerca de 180 hectares de produção, o que daria cerca de 3 milhões e 600 mil kg de tilápia por ano, com o intuito de abater 6 mil kg de peixe por dia no local, como capacidade inicial”, espera Paladino.

O secretário municipal Ivonei Vieira explica que há a possibilidade de o frigorífico realizar uma parceria com a cidade de Ponta Grossa. “Um dos nossos objetivos em 2018 é continuar o incentivo aos piscicultores, para que os mesmos possam destinar a sua produção a esse novo frigorífico. O estímulo é de muita importância, uma vez que se a produção for de qualidade e se adequar às normas, os peixes poderão ser colocados à disposição para abate, gerando maior lucro e rentabilidade ao produtor local”, espera o secretário.

Outro aspecto que chamou a atenção de Ivonei foi a parceria entre a EMATER e o produtor de Guamiranga. “Pode-se evidenciar a parte efetivamente técnica do setor, o que possibilitou o trabalho realizado no local, proporcionando uma alta na produção dessa empresa”, finaliza Vieira.