Correio dos Campos

Pauliki e governo do PR inauguram SOE em PG

19 de fevereiro de 2018 às 15:24

COM ASSESSORIAS – A região de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, vai contar com o Serviço de Operações Especiais (SOE), grupo de elite do Departamento Penitenciário (Depen) que atua como primeiro interventor em situações de crise no sistema prisional. Os 23 membros que irão compor o SOE finalizaram os treinamentos recentemente e estão aptos a atuar na segurança da cidade.

A solenidade da inauguração do SOE aconteceu nesta segunda-feira (19) em um prédio anexo à Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, onde está instalada a base do grupo. Novos armamentos e quatro caminhonetes Amarok totalmente equipadas também foram entregues à equipe. O evento contou com a presença do diretor do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, representantes do Judiciário, Legislativo, entidades civis, município e demais autoridades locais.

O grupo SOE atuará na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, no presídio Hidelbrando de Souza e mais 16 locais que comportam presos na região, como é o caso de algumas delegacias. No Paraná, o grupo já está presente em Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá e Cascavel.

O SOE é um grupo que atua como primeiro interventor em unidades penais e cadeias públicas da região, em situações de crise. A atuação da equipe evita, por exemplo, fuga e ajuda na contenção de rebeliões.

“Eu convivo com a questão da segurança pública há mais de sete anos. Nosso estado, na medida de possível, tem feito um trabalho de prevenção e estamos avançados significativamente nos últimos anos. O SOE é um exemplo desse trabalho em prol da melhor segurança para a população”, afirmou Pauliki.

Para Cartaxo, o SOE é um símbolo do resgate da capacidade e qualidade do sistema penitenciário da Paraná. “Os agentes possuem autonomia de ação e capacidade de reação. Em 2014, tivemos 22 rebeliões no ano. De lá para cá, quando implantamos o SOE foram apenas três. Os agentes realizam intervenção imediata junto à penitenciária e evita que um simples motim vire rebelião”, ressalta o diretor do Depen.

Mundo Melhor – Há sete anos, o Instituto Mundo Melhor (IMM), que foi idealizado pelo deputado Pauliki, possui parceria com o Depen. Os cursos on-line realizados pelo IMM já resultaram em mais de 75 mil horas de remissão de pena para os detentos. Nesta segunda-feira (19), Pauliki participou também da entrega de uma sala com computadores e impressoras para a realização de cursos on-line aos servidores públicos que atuam no Depen em Ponta Grossa.

“Entregamos uma sala virtual para que os servidores públicos que atuam no sistema penitenciária possam realizar suas capacitações”, afirma.

Conquistas para a Segurança Pública – No início do ano, o deputado Pauliki entregou via emendas parlamentares viaturas policiais para serem utilizadas em patrulhas rurais e comerciais. Além disso, ele luta pela construção da Casa de Custódia de Ponta Grossa, que está em fase licitatória, para mais 720 vagas de detentos

Para Ponta Grossa, o deputado também já conquistou recursos para a prefeitura adquirir quatro Módulos Móveis para a Guarda Municipal. No primeiro semestre de 2017, os deputados Plauto Miró Guimarães e Pauliki apresentaram uma emenda conjunta no valor de R$ 300 mil para serem investidos nas melhorias do prédio do presídio Hildebrando de Souza e juntos estão agora trabalhando para que um novo Centro de Triagem possa ser construído de forma emergencial e se possível próximo ao Hildebrando aumentando assim 520 novas vagas no sistema carcerário.