Correio dos Campos

Festa da Uva: 16 toneladas de uva foram comercializadas

A Fesuva atraiu cerca de 30 mil pessoas durante os quatro dias de evento.
22 de janeiro de 2018 às 16:11

IMPRENSA/Ponta Grossa – A 35ª Festa da Uva foi realizada no último final de semana, ao lado da Estação Saudade. Com a participação de quatro produtores, quem foi até o local, se deparou com três variedades de uva, além de produtos da agroindústria caseira, artesanato, flores e Praça de Alimentação.

Segundo um balanço de vendas realizado pelos produtores, cerca de 16 toneladas de uva foram comercializadas. Para Marcelo Sozim, responsável pela Chacará Sozim, a venda foi abaixo do esperado devido ao mau tempo. “No sábado e domingo à tarde choveu bastante e eram os dias em que mais esperávamos público. Ainda assim, o evento foi de qualidade e pudemos comercializar grande parte da nossa produção e o público pode adquirir uma uva de excelente qualidade”, relata Sozim.

A Festa reuniu cerca de 30 mil pessoas, famílias inteiras passam por lá, assim como os curiosos. Para Geisa Santos, coordenadora do NAPES, a Festa que é tradicional na cidade, principalmente no início do ano, foi mais uma vez bem aceita pela população, tendo apenas a situação climática como complicador. “Mesmo depois de fortes chuvas e vendavais por toda a cidade conseguimos levar as pessoas até a Festa. Preparamos em 2018 uma estrutura para receber um público maior, porém, nós da organização estamos satisfeitos com as pessoas que participaram de mais uma Fesuva”, reitera Geisa.

O secretário Municipal de Agricultura, Ivonei Afonso Vieira, lamenta pelas chuvas e já espera a próxima edição. “Ainda que as vendas tenham ficado abaixo do esperado, pudemos notar o envolvimento da população na Fesuva, mesmo com chuva, tivemos um público alto. Para o ano que vem, a nossa expectativa é expandir ainda mais a comercialização e, assim, atrair mais pessoas para a nossa Festa, que já é tão tradicional na cidade”, finaliza Vieira.

A Fesuva foi realizada pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) e da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur). O Núcleo de Alimentação para Eventos (Napes), da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e o Serviço de Obras Sociais (SOS) também participaram da organização.