Correio dos Campos

Operário terá odontologista na temporada 2018

20 de dezembro de 2017 às 14:24
Fotos – Bianca Machado

COM ASSESSORIAS – O Operário Ferroviário terá um reforço fora dos gramados na temporada de 2018. O Fantasma agora conta com um odontologista na equipe médica. Trata-se do Professor Dr. Rodrigo Zuk, com experiência em Odontologia no Esporte.

O novo profissional do time alvinegro explica como o trabalho será realizado com os atletas e a comissão técnica do Operário.

“O projeto será dividido, no início, em três protocolos. A primeira etapa é o levantamento de toda a condição bucal dos atletas e da comissão técnica. As urgências serão atendidas, como as infecções e todos os focos de algum problema odontogênico. No segundo momento, continuaremos com palestras educativas, porque o atleta tem que entender que ele precisa cuidar da boca. Depois de resolvidas as urgências, podermos implementar uma educação bucal continuada aqui no clube”.

Segundo Zuk, problemas odontológicos podem influenciar no tempo de recuperação de lesões em atletas de alto rendimento.

“Hoje existem artigos científicos que praticamente comprovam que a recuperação muscular está diretamente relacionada com focos de infecção oral, principalmente a periodontite. Então, se um atleta tem periodontite, o tempo de recuperação será muito maior. Trabalhando nessa linha de pensamento, temos que prevenir a gengivite e a periodontite para que, em uma possível lesão, o atleta tenha uma recuperação muito mais rápida”.

Início dos testes odontológicos – Os primeiros testes odontológicos foram realizados com praticamente todos os atletas, conforme explica Rodrigo Zuk.

“Estamos em uma fase de levantamento de dados. Em janeiro, praticamente todos os focos iniciais já serão tratados para que, no início do campeonato, pelo menos aquela parte mais emergencial já esteja resolvida”.

O Operário estreia na Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro no dia 10 de fevereiro e na Série C do Campeonato Brasileiro no dia 15 de abril.