Correio dos Campos

‘Gestos de Amor’ quer resgatar verdadeiro sentido do Natal

Bispo integra campanha ecumênica que começou com Igreja Católica em 2010.
4 de dezembro de 2017 às 16:11

COM ASSESSORIAS – Pelo sétimo consecutivo, a Igreja Católica integra o grupo ecumênico, formado pela Associação dos Ministros Evangélicos (AME) e Igreja Luterana Bom Pastor, responsável pela Campanha Gestos de Amor, que tem como tema ‘em cada gesto de amor fraterno, nasce Jesus: é Natal’. Nesta semana que vem, o bispo dom Sergio Arthur Braschi grava vídeo para ser veiculado nas redes sociais e percorrerá os órgãos de imprensa de Ponta Grossa para falar da campanha.

Dom Sergio ressalta que Jesus só nasce verdadeiramente no mundo quando nós temos gestos de fraternidade, de amor, de respeito, de partilha e de caridade. E essas ações, diz, deve unir todos os cristãos, não só os católicos, para caminhar em preparação de um Natal em que Jesus é o centro. “Faremos algumas manifestações nos meios de comunicação para criar essa consciência, esse clima, essa atmosfera, que no Natal se quer viver mais a compreensão, a fraternidade, a abertura ecumênica, o respeito pelas diferenças; porque Jesus está no centro de tudo”, afirma o bispo.

O bispo lembra que a participação do fiel católico deve se dar no dia-a-dia, no interior das famílias, na sociedade. “Que se tenha bem presente que, neste tempo de agitação, época de impaciência, que devemos ter gestos de amor fraterno e vivermos o tempo de Natal voltados para o seu real significado, o valor do espiritual, seja por intermédio de encontros bíblicos, novenas de Natal e outras iniciativas. Cada confissão religiosa fará de seu modo”, orienta dom Sergio. A campanha foi idealizada pela Diocese de Ponta Grossa, em 2010 com a proposta de resgatar o caráter cristão do Natal, que é celebrar o nascimento de Jesus. No ano passado, a ação ecumênica arrecadou fraldas infantis e geriátricas, leite em pó e suplementos alimentares, além de notas fiscais para reverterem em recursos a entidades assistenciais da cidade.

Ações

Este ano, o trabalho entre as igrejas Católica, Bom Pastor e as ligadas à Associação dos Ministros Evangélicos tem foco na motivação do espírito natalino, baseado em João 1,14, ‘A Palavra de fez carne e habitou entre nós’, lembrando a todos a importância de pequenos gestos concretos de amor. Integram ainda a campanha o pastor Diego (Igreja.Luterana Bom Pastor); pastor Renato Cordeiro (AME);) Wagnilda Minasi e Ricardo Gomes (Movimento Focolares e Setor de Ecumenismo da Diocese de Ponta Grossa)