Correio dos Campos

SENAR premia professores e alunos de PG no ‘Agrinho’ 2017

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural selecionou os melhores projetos de ensino e redações do Paraná: seis de escolas municipais. Final é nesta segunda (30).
27 de outubro de 2017 às 12:01

Os alunos e professores das escolas municipais de Ponta Grossa ficaram muito bem colocados na edição 2017 do Projeto Agrinho, realizado em todo o Paraná pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Nesta segunda (30/10), quatro alunos e seis professoras serão premiados pelas redações e experiências pedagógicas realizadas. Duas professoras ainda concorrem ao prêmio final – um automóvel. Em todo o Paraná, apenas cinco estão entre os finalistas.

Nesta edição, três redações dos alunos de Ponta Grossa e suas professoras já foram premiadas no Agrinho e uma na categoria Agrinho Solos. Além disso, duas experiências pedagógicas de professores do Município também já foram reconhecidas. Uma delas é a professora Flávia Corina Carvalho Vitkoski, da Escola Municipal José Pinto Rosas. A outra é Vanessa Bonicoski, da Escola Municipal Deputado Mário Braga Ramos. Flávia desenvolveu uma comparação dos tipos de solo e seu uso pelo homem, viabilizando uma horta e estudando os impactos da poluição ambiental no solo. Já Vanessa partiu do projeto Mundo Cão, realizado por ela, que avalia os problemas sociais causados pelo abandono dos animais e os impactos disso na poluição do solo.

Nas redações, três são de alunas das escolas municipais na competição geral: Evelin Caroline Krevelin e a professora Patrícia Fernanda da Silva, do 3º ano da Escola Maria Elvira Schmidt; Maíse Moraes e a professora Franciele Aparecida Carneiro Stefanello, do 4º ano da Escola Agenoridas Stadler e Silviane de Andrade Teixeira Rodrigues com sua professora Adriane de Oliveira Bueno, do 5º ano da Escola Frederico Degraf. Na categoria Solos, João Victor da Silva, com a professora Ana Paula Besten, do 4º ano da Escola José Pinto Rosas, foram premiados.

Para a coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Aparecida Castanho, o número expressivo de resultados positivos mostra a maturidade das escolas municipais. “Esse é um resultado do envolvimento da gestão da escola e dos professores que abraçaram os projetos. A partir do momento que temos um resultado expressivo como esse, mostramos que a escola está cumprindo sua função social, que é a preocupação de formar um cidadão consciente, que tem a condição de mudar o seu comprtamento em relação ao meio, buscando a sustentabilidade ambiental”, acredita.

OBJETIVO

No Agrinho, o objetivo é contribuir para a formação do cidadão consciente, com responsabilidade sobre o meio em que vive, trabalhando com diferentes temas transversais. Todas as 84 escolas municipais paraticipam do programa, concorrendo com redações, do 2º ao 5º ano. A premiação e encerramento serão no Expotrade Pinhais, em Curitiba, reunindo todos os finalistas do Estado.