Correio dos Campos

Festival de Música inicia agenda nesta quarta-feira com apresentações ao ar livre

12 de julho de 2017 às 15:03

Até o próximo dia 23 de julho, a cidade estará muito mais musical com o 9º Festival de Música de Ponta Grossa, realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Quem estiver passando pelo Calçadão de Ponta Grossa no horário de almoço desta quarta-feira, 12, vai poder curtir os primeiros acordes do evento, com a banda de rua Mustaches e os Apaches, de São Paulo/SP. O grupo se apresenta também às 18h30, no Terminal de Uvaranas. Já às 20h é a vez de Marcel Bottaro Trio Jazz, também de São Paulo, fazer a abertura oficial do festival, no Shopping Palladium. Todas as apresentações têm entrada franca.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, explica que durante todo o festival irão ocorrer inúmeras atividades, atingindo os mais diversos públicos de Ponta Grossa. “Preparamos atrações em diferentes pontos da cidade, proporcionando, assim, que toda população possa conhecer um pouco do Festival de Música de Ponta Grossa”, afirma. Segundo o diretor de Cultura da Fundação, Eduardo Godoy “a curadoria se preocupou em selecionar atrações que vão do erudito ao popular, além de bandas locais e as novas sonoridades da música brasileira”.

Na quinta-feira, 13, o grupo Mustaches e os Apaches abrem a programação ao meio-dia com uma apresentação no Terminal Central. Já às 16h, no piso térreo do Shopping Palladium, terá Recital de Violão e Piano com Anelise e Marcus Vinicius Pereira, alunos do Conservatório Maestro Paulino. Às 18h, no Terminal de Oficinas, Mustaches e os Apaches retornam para mais uma atividade. A quinta-feira encerra com a Fase Regional e o show de Isabela Huk no 30º Festival Universitário da Canção, no Cine-Teatro Ópera.

A programação completa do 9º Festival de Música de Ponta Grossa pode ser conferida pelo site www.culturapg.com.br. O evento, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, tem co-realização da Universidade Estadual de Ponta Grossa, através da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex), patrocínio da Unicesumar, Phono Pub e ACIPG – Napes, parceria da Fecomércio/SESC Paraná, Shopping Palladium, Viação Campos Gerais e Rede Gastronômica dos Campos Gerais, e promoção da RPC.
Masterclasses: A música do palco para a sala de aula

Além das apresentações, a programação do 9º Festival de Música de Ponta Grossa terá diversas oficinas e masterclasses no Centro de Música. O diretor artístico do Conservatório Maestro Paulino, Douglas Passoni, aponta que as atividades não têm custo de inscrição e espera grande adesão do público. “É uma satisfação oferecer toda essa programação, uma vez que no restante do cenário brasileiro a música tem sido alvo de desvio dentro das prioridades”, afirma.

Os interessados poderão escolher diversas temáticas de masterclasses, entre canto lírico, saxofone, contrabaixo acústico, violoncelo, percussão erudita, violino, flauta, piano, violão, tuba e euphonium. Os masterclasses de cada instrumento duram dois dias, pela manhã e tarde. As atividades irão da segunda-feira, 17, até o sábado, 22. Já no dia 15 de julho, a partir das 14h, o músico Leandro Braga, do Rio de Janeiro, tratará de arranjo em Música Popular Brasileira. No mesmo dia terá a oficina de Voz Própria, com a maestrina Carmina Juarez, de São Paulo. O músico ponta-grossense Christian de Sá Quimelli ministrará, nos dias 17 e 20, das 14h às 17h, uma oficina sobre Theremin.

A grande novidade para esta edição é a oficina de musicalização infantil, por Breeze Rosa, que trabalha com crianças desde os oito meses de idade. São cinco faixas etárias: 8 meses a 2 anos e 5 meses (necessário acompanhante), 2 anos e 6 meses a 4 anos (pode ser necessário acompanhante, dependendo da criança), 4 a 6 anos, 6 a 8 anos e 8 a 10 anos. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site do festival (www.culturapg.com.br/eventos/festivaldemusica).