Correio dos Campos

Alunos da rede municipal participam da Semana do Meio Ambiente

5 de junho de 2017 às 22:36

A Semana do Meio Ambiente iniciou, hoje (05), as atividades junto à rede municipal de ensino. Pela manhã, os pequenos da Escola Municipal Theodoro Batista Rosas, em Oficinas, receberam os alunos do curso Técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente. Eles apresentaram a ação “Compreendendo os caminhos da água”, história que levanta diversas discussões sobre o bom uso da água e sua importância para a humanidade..

“Achei ótima a apresentação e me interessei muito porque ensina bastante sobre a água”, conta a estudante do 5º ano, Ellen de Lima Castro. Para ela a discussão em sala é um complemento do cotidiano na família. “Sempre cuidamos para economizar água, minha mãe rega as plantas com água da chuva e eu escovo os dentes sempre usando um copo”, aponta.

De acordo com a coordenadora do curso Técnico de Meio Ambiente do Polivalente, Alexsandra Kraushaar, todos os anos, os alunos do colégio contribuem com apresentações na Semana do Meio Ambiente. “Hoje temos 12 alunos que revezam para discutir temas sobre meio ambiente nas escolas. Anos passado trabalhamos com contação de histórias e esse ano sobre a importância das águas”. Segundo Alexsandra “além de  participarem e se envolverem, as crianças reproduzem o que é aprendido aqui em suas próprias casas”, conclui.

 

Tema Transversal – Para a professora Ester Cirineu de Souza, a Semana de Meio Ambiente reforça as noções dos estudantes, que têm o assunto incluído de forma transversal em sala de aula. “Sempre falamos sobre cuidar do meio ambiente e sobre a importância de desenvolver ações nesse sentido. Na Semana, os alunos podem entrar em contato com abordagens diferentes do tema, trazidas por pessoas de fora do cotidiano deles. Isso é muito importante, pois amplia a visão que possuem do assunto”, finaliza.

 

A Semana – A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fundação de Cultura, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sanepar, Diocese Ponta Grossa, Núcleo Regional de Educação e Águas Paraná. Além dessas instituições, a Semana conta com o apoio de Supermercados Tozetto, Hotel Planalto, Copel, Exército Brasileiro, Safrasul, Sicredi, Assocampos, VCG, Unicesumar, Corpo de Bombeiros, FAC Ponta Grossa, Ambev, Ponta Grossa Ambiental, FUMTUR, Colégio Regente Feijó, NAPES, Ilumini odontologia, UEPG e Santos Ambiental.