Correio dos Campos

Teatro Guaíra e Fundação de Cultura oferecem capacitação a técnicos culturais

15 de maio de 2017 às 21:13

Durante a última semana, servidores públicos da Fundação Municipal de Cultura e técnicos integrantes da Associação do Circo e Teatro Organizado de Ponta Grossa (ACTO) participaram de uma oficina de formação sobre iluminação cênica e som para espetáculos artísticos. A oficina é uma iniciativa da equipe técnica do Centro Cultural Teatro Guaíra, que percebeu a carência em algumas cidades do interior na formação de técnicos habilitados para operar os equipamentos. Dessa forma, Ponta Grossa foi escolhida para sediar o projeto-piloto com o apoio da Prefeitura Municipal, que possibilitou que não tivesse custo algum aos participantes.
Ao todo, 16 profissionais participaram da capacitação, incluindo servidores do Cine-Teatro Ópera, da Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei e do Centro da Música, além de seis grupos teatrais e de servidores da Prefeitura de Palmeira. A oficina durou quatro dias, entre aulas teóricas e práticas, nas dependências do Ópera.
Na oficina de iluminação foram apresentados diferentes refletores e o funcionamento de cada um. Já durante a oficina de som foram mostrados os diferentes tipos de microfones, cabos e mesas, além de ensinar como montar e operar uma mesa de som e a maneira correta de transportar os equipamentos. Os dois últimos dias de oficinas foram práticas, onde os alunos montaram o equipamento de som e iluminação para a abertura da 10ª Mostra Paranaense de Dança, com o espetáculo ‘La Cena’, da G2 Cia de Dança.
Para o diretor do Departamento de Cultura, Eduardo Godoy, este projeto veio de encontro às necessidades de se formarem novos técnicos em Ponta Grossa, aprimorando o conhecimento dos que já estão trabalhando e oferecendo capacitação aos grupos de teatro. “Percebemos, e agradecemos, a preocupação da Secretaria de Estado da Cultura e do Teatro Guaíra em serem nossos parceiros nessa empreitada”, afirma.