Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Segurança

1º mês de B.O. online de violência doméstica no PR registra quase 500 casos; boletins presenciais foram mais de 1,9 mil, aponta Sesp

Serviço eletrônico começou a funcionar em 3 de junho

1º mês de B.O. online de violência doméstica no PR registra quase 500 casos; boletins presenciais foram mais de 1,9 mil, aponta Sesp
(Foto: Reprodução/internet)
Publicidade
G1 - Durante o 1º mês de funcionamento do serviço de Boletim de Ocorrência (B.O.) online para vítimas de violência doméstica e familiar contra a mulher no Paraná, foram feitos 490 registros, de acordo com a Polícia Civil.

O serviço começou a funcionar em 3 de junho. Ou seja, o período contabilizado foi de 3 de junho a 3 de julho.

No mesmo espaço de tempo, segundo a Secretaria da Segurança Pública (Sesp), 1.955 ocorrências de violência doméstica foram registradas presencialmente em todas as delegacias da Polícia Civil do estado.

Violência doméstica é aquela que acontece dentro de casa e qualquer pessoa pode ser vítima, independentemente do sexo e da idade.

Já as ocorrências que vitimaram apenas mulheres, foram 6.195 no período de 3 de junho a 3 de julho.

Conforme a Sesp, essas ocorrências abrangem outros tipos de crime – como furto, roubo e estelionato, por exemplo. Nesses mais de seis mil registros, estão incluídos os 490 B.O.s feitos pela internet.

Junho 2019 x Junho 2020

Violência doméstica

Dados da Sesp apontaram que ao longo de junho de 2019, 6.928 B.O.s de violência doméstica foram registrados nas delegacias – lembrando que não havia a opção do boletim virtual.

Em junho deste ano, foram registrados 5.927. São 1.001 casos a menos, o que indica uma redução de 14,44%.

Crimes contra mulheres

Em junho de 2019, 17.377 B.O.s de qualquer tipo de crime contra mulheres, de acordo com a Sesp.

No mesmo mesmo mês deste ano, houve 16.659 ocorrências registradas de qualquer tipo de crime contra mulheres . Portanto, foram 718 casos a menos, isto é, uma diminuição de 4,13%.

Reflexo do quê?

Anteriormente, a presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), a advogada Helena de Souza Rocha, já tinha afirmado ao G1 que essa redução do número de casos pode ser um reflexo da dificuldade da vítima em fazer a denúncia.

No 1º mês do isolamento social (16 de março a 15 de abril), por exemplo, houve uma redução de 19% nos casos, na comparação com o mesmo período de 2019.

Por causa dessa dificuldade, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) enviou um pedido de disponibilização de Boletins de Ocorrência online para vítimas de violência doméstica, exceto em casos de violência sexual.

O serviço disponibilizado em junho pela Polícia Civil atendeu ao pedido da Procuradoria da Mulher.

Quem pode fazer o B.O. online?

Mulheres com mais 18 anos podem registrar o B.O. no site da Polícia Civil do Paraná para os seguintes casos:

  • Lesão corporal (violência doméstica)

  • Ameaça

  • Injúria

  • Calúnia

  • Difamação

  • Contravenção de vias de fato cometidos contra mulher, nos termos da Lei Maria da Penha (ambiente doméstico e familiar)

Compartilhe:

Leia também

Homem morre após ser atropelado por diversos veículos em ponto sem iluminação de trecho urbano da BR-376 no PR, diz PRFAcidente aconteceu de noite de ainda deixou motociclista com ferimentos graves. Polícia está investigando o caso e tentando identificar todos os veículos envolvidos. g1 questionou concessionária CCR PRVias se há melhorias previstas no trecho e aguarda resposta.
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
1º mês de B.O. online de violência doméstica no PR registra quase 500 casos; boletins presenciais foram mais de 1,9 mil, aponta Sesp | Correio dos Campos