Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Rangel propõe lei para modernizar gestão pública e impulsionar o empreendedorismo digital no Paraná

A questão foi levantada durante uma reunião da Comissão do Código do Empreendedor, realizada em Ponta Grossa no mês de junho, da qual o deputado é o relator

Rangel propõe lei para modernizar gestão pública e impulsionar o empreendedorismo digital no Paraná
(Foto: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), vice-líder do governador Ratinho Júnior na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), protocolou um projeto de lei inovador que promete transformar a administração pública e fortalecer o ambiente de negócios digitais no Paraná. A proposta estabelece diretrizes para a interoperabilidade entre os sistemas da administração pública estadual e municipal, com foco na redução da burocracia, modernização administrativa e estímulo ao empreendedorismo digital.

A iniciativa surge como resposta concreta a um problema estrutural amplamente discutido durante a reunião da Comissão do Código do Empreendedor, realizada em Ponta Grossa no dia 11 de junho. Na ocasião, representantes do setor produtivo, especialistas e gestores públicos apontaram a falta de integração entre sistemas como um dos principais entraves ao desenvolvimento econômico e à inovação no Estado.

"O objetivo é criar um ambiente mais eficiente, seguro e menos burocrático para quem deseja empreender no Paraná. Estamos apresentando uma proposta realista, baseada em escuta pública e construída em diálogo com a sociedade civil e o setor produtivo", afirmou Marcelo Rangel.

Entre os principais pontos do projeto estão a integração segura de dados públicos, o incentivo à digitalização de processos, o uso de plataformas tecnológicas interoperáveis, além do apoio à adoção de assinaturas eletrônicas legalmente reconhecidas. A proposta também prevê a celebração de convênios e acordos de cooperação entre esferas de governo, respeitando a autonomia dos municípios.

Apesar de não impor obrigações diretas ao Poder Executivo, o projeto de Rangel oferece um marco orientador sólido para a transformação digital da administração pública. O texto está alinhado a legislações federais como a Lei do Governo Digital (Lei nº 14.129/2021), a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei da Desburocratização.

"O Estado precisa ser um parceiro do empreendedor, e não um obstáculo. Esta proposta coloca o Paraná na vanguarda das políticas públicas digitais no Brasil", destacou o deputado.

Com a nova legislação, o Paraná dá um passo importante para se consolidar como referência em inovação e eficiência no serviço público, promovendo um ecossistema mais dinâmico, transparente e propício ao surgimento de novos negócios.

O projeto segue agora para tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa, onde deve receber parecer técnico antes de ser votado em plenário.
Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Rangel propõe cadastro voluntário para reforçar segurança no campo no Paraná
Publicidade

Mais Lidas

52 novos produtos criativos são lançados no Projeto Sou PG

Condutor alcoolizado bate em carros parados e é preso pela Polícia Civil

PONTA GROSSA – Vagas de emprego para quarta-feira, dia 19

Farmácia Municipal Jeovah Ribeiro passa a funcionar em novo horário

Recitais encerram o ano letivo do Conservatório Maestro Paulino

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira
  • PARANÁ
  • PG News
  • Piraí do Sul
  • Ponta Grossa
  • Publicação Legal
  • Telêmaco Borba
  • Tibagi

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia