Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Política

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício com barulho em Piraí do Sul

Vereadores aprovam proibição de fogos de artifício com barulho em Piraí do Sul
(Foto: Reprodução)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Na primeira votação, o plenário da Câmara Municipal foi favorável à proibição da queima de fogos de artifício com estouro em Piraí do Sul. O projeto de lei das vereadoras Mariana Zadra e Silvia Dalcol (PTC), e do vereador Rogerio Santos (PSD), entrou na ordem do dia da reunião ordinária desta semana.

O Projeto - O texto da proposição impede utilização e soltura de fogos com tiro, mas permite o uso dos fogos pirotécnicos com efeitos de cores, sem barulho. Conforme o projeto, a proibição dos rojões estende-se a ambientes fechados e abertos, em áreas públicas e locais privados, sob pena de multa, com valores estabelecidos pela Prefeitura.

Justificativa - Os autores justificam que, além de toda a causa de proteção ao animal, o barulho causado pelos fogos também pode ser nocivo a crianças, idosos, pessoas com o transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Down, que são sensíveis a estes sons.

“As situações de alegria para alguns se transformam em situações de sofrimento para grupos de pessoas, principalmente idosos, crianças com deficiência, síndrome de down, autistas, e para muitos animais. E importante refletir sobre como uma conduta social considerada normal, aceitável pode ultrapassar os limites de bem-estar de outras pessoas”, expõe o projeto.

Tramitação - O projeto entrou em discussão com pareceres favoráveis das comissões permanentes e foi deliberado com uma emenda modificativa para excluir o termo “manuseio” da redação original. O texto final foi aprovado com sete votos favoráveis e um voto contrário (vereador Jairo Atleta - PSC).

A peça de lei ainda precisa passar por mais uma votação. O plenário da Câmara retoma o debate na próxima semana.

Compartilhe:

Leia também

Vereadores definem Comissões Permanentes e apreciam anteprojetos do Executivo Municipal
Publicidade

Mais Lidas

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia