COM ASSESSORIAS - Profissionais de saúde de Piraí do Sul participaram nessa semana do treinamento do Programa de Educação Continuada que visa o atendimento de Urgência e Emergência na Atenção Primária à Saúde, estados que se diferenciam porque a Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, como hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca, enquanto a Urgência se trata de uma prevenção de complicações no futuro, como torções, fraturas e luxações, cada uma dependendo da sua gravidade.
Ao todo, 13 enfermeiros fizeram parte da capacitação de educação que buscou atualizar os profissionais de saúde, sendo essa uma das diversas atualizações realizadas para garantir um atendimento de excelência aos usuários que procuram diariamente os postos de saúde do município.
O treinamento foi ministrado pela Enfermeira Melina Lopes Lima, que possui grande experiência e diversos títulos na área de urgências, atuando na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa. De acordo com a profissional, a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é um procedimento que deve ser realizado precocemente em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR).
“Cada minuto de atraso no início da ressuscitação diminui as chances de sucesso do procedimento. Outro aspecto importante é a qualidade da manobra, que pode influenciar na sobrevivência do paciente e na melhor função neurológica. Nesse sentido, os usuários da Unidade Básica de Saúde podem apresentar uma parada cardiorrespiratória e necessitar do atendimento. Diante deste contexto, a realização de treinamentos práticos de (RCP) com enfermeiros da atenção primária é de fundamental importância para qualificar a equipe e aumentar a chance de sobrevivência aos usuários do SUS”, destaca Melina.