Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Representantes da saúde falam por mais de duas horas sobre suposto fechamento de hospital

Representantes da saúde falam por mais de duas horas sobre suposto fechamento de hospital
(Divulgação/PMPS)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Representantes do setor da saúde de Piraí do Sul apresentaram tecnicamente à Câmara de Vereadores o quadro geral do Hospital Municipal Santo Antônio. Por cerca de duas horas, durante a sessão plenária desta semana, os diretores do hospital e a presidência do Conselho Municipal de Saúde (CMS) responderam questões dos vereadores sobre o suposto fechamento da clínica médica do hospital.

Segundo Danieli Mendes, presidente do Conselho de Saúde, o encerramento dos internamentos no hospital ainda não foi definido pelo órgão. Conforme ela, a discussão foi iniciada após a Secretaria de Saúde informar que 40% do orçamento de 2020 do departamento seria destinado à unidade. Um relatório do CMS confirmou que o hospital utiliza grande fatia de recursos, especialmente com relação à estrutura.

“O conselho não resolveu nada ainda sobre o fechamento. Foi apresentado um relatório, mas ainda não foi discutido. É um tema que ainda está em discussão”, revelou Mendes.

A média baixa de internamentos no hospital e a questão econômica são fatores que tem norteado o debate. O que está em pauta, conforme Ernesto Comelli, diretor técnico do hospital, é “se vale a pena manter a estrutura médica para tratar poucos pacientes”. Caso sejam paralisadas as hospitalizações, o diretor explicou que a alternativa seria a transferência dos pacientes a outros municípios. Nesta situação, o prédio da unidade atenderia apenas os casos de baixa complexidade.

A preocupação dos vereadores, manifestada nos comentários, é se o fechamento da clínica médica não traria mais prejuízos à população e ao município. Os parlamentares também questionaram quais os motivos do baixo internamento; quais seriam os benefícios de um futuro fechamento; e qual seria a economia do Poder Executivo. Segundo os representantes, várias destas indagações ainda precisam ser analisadas.

Posicionamento dos vereadores:

A Câmara pediu que o Conselho e os órgãos de saúde do município estudem e analisem detalhadamente o tema antes de tomar uma decisão. Confira os depoimentos dos vereadores que se posicionaram na sessão:

“A grande população depende do hospital. Onde já se tem pouco, perder o pouco que tem é muito triste. O conselho precisa analisar e conversar com a população que é a parte principal” – Paraílio de Oliveira King (MDB).

“Não somos nós (vereadores) que vamos definir se vai fechar, mas sim o conselho. Nós estamos lidando com pessoas por isso tem que ser o melhor para o nosso povo. É uma coisa que precisa ser muito bem pensada e esclarecida para a população”. - vereador Dalney Bueno (PSD).

“Seria interessante que o conselho fizesse mais audiências com a população para debater melhor esse tema. Precisamos amadurecer essa ideia para ver se é essa a saída. O gasto com o hospital não baixou, mas a qualidade do atendimento sim. Pensem bem e analisem bem esses dados”. – vereador Márcio do Gás (PMB)

“Olhem com carinho. Tentem fazer o melhor para a nossa comunidade. Se fechar o hospital vai ter muito transtorno à população”. - vereador Edson Staron (SD).

“Isso vai prejudicar a população. O atendimento tem que ser aqui e não pode fechar”. – vereadora Maria Olímpia (PTB).

“Precisamos entender claramente por quais motivos o hospital será fechado. A gente precisa ter dados e números, para esclarecer à população, antes que seja tomada qualquer decisão” – vereador Luciano Solek (PSB)

“É preciso entender e questionar esses números orçamentários da saúde. Pelo que foi falado nós gastamos muito, mesmo com menos profissionais e com menos especialistas” - vereador Zé Carlos dos Santos (PSD).

Compartilhe:

Leia também

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre boas práticas de esterilização de materiaisQualificação busca garantir ao paciente um atendimento seguro e de qualidade  
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia