Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Esportes

Piraiense é Campeã Brasileira de Xadrez para atletas com até 12 anos

Enxadrista venceu o Festival Nacional da Criança, disputado entre 18 e 21 de abril em Florianópolis

Piraiense é Campeã Brasileira de Xadrez para atletas com até 12 anos
(Lizi Vicenzi (FENAC 2019) / @lizivicenzi)
Publicidade
REDAÇÃO/Correio dos Campos – O título de maior expressão da história do xadrez de Piraí do Sul até o momento foi conquistado durante o último final de semana, em Florianópolis, graças ao desempenho quase perfeito da enxadrista Mitzi Vedan de Ramos dentro do Festival Nacional da Criança (FENAC) e do Campeonato Brasileiro de Xadrex Blitz, evento que reuniu os melhores atletas nacionais da modalidade.

Para conquistar o título de Campeã Brasileira de Xadrez para enxadristas de até 12 anos, a piraiense que joga desde os 9 anos conquistou 5,5 dos 6 pontos possíveis no campeonato, numa campanha com cinco vitórias e apenas um empate, na segunda rodada, contra a WCM (candidata a Mestre) Gabriela Goes da Cunha, de São Paulo.

A disputa

Depois de quatro vitórias e um empate, Mitzi chegou a rodada final precisando vencer a sua oponente Maria Eduarda Buiar, de Curitiba, um dos grandes talentos do xadrez paranaense, além de torcer por pelo menos um empate da paulista Gabriela Goes da Cunha contra a ponta-grossense Isis Carvalho, campeã paranaense em São José dos Pinhais e campeã brasileira no xadrez relâmpago.

A vitória da piraiense e o empate entre Gabriela e Isis garantiram a conquista inédita para a cidade. Com o título, Mitzi conquistou o direito de disputar o Campeonato Pan-Americano do Equador, em julho, além do Campeonato Mundial da China, em Agosto, e o Sul-Americano da Argentina, em dezembro.

Avaliação

Determinada e extremamente comprometida com os treinamentos montados para as competições, Mitzi avaliou a sua participação no FENAC.

“"Eu nunca perco; ou eu ganho ou eu aprendo. Este é o meu lema desde que comecei a jogar xadrez e não podia ser diferente. É um prazer imenso vestir a camisa do xadrez Piraí e levar o nome de Piraí do Sul ao lugar mais alto do pódio nacional. Fui determinada a ganhar”.

Para o técnico de Piraí do Sul na modalidade, Maurides Júnior, foram exatamente o comprometimento e a responsabilidade que conduziram Mitzi a conquista do título nacional.

“Mitzi é uma das atletas mais determinadas que conheço. Com tão pouca idade ela tem um comprometimento e uma responsabilidade que devem servir de exemplo, inclusive para os mais velhos. É impressionante o quanto ela evolui a cada competição e, como eu sempre digo, se você quer conquistar alguma coisa na vida, seja o que for, o primeiro passo tem que ser seu”, disse.

“Ela me mostra isso a cada competição. A conquista do título brasileiro soma-se a outras tantas conquistas do Xadrez Piraí, porém, sendo sem dúvida a de maior expressão até o momento”, finalizou o treinador

Compartilhe:

Leia também

Abertura do XI JEPSUL acontece neste domingo em Piraí do Sul
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia