Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Piraí do Sul tem vacina suficiente para enfrentar a febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos

Piraí do Sul tem vacina suficiente para enfrentar a febre amarela
Publicidade
Toninho Anhaia/Piraí do Sul - As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Piraí do Sul, iniciou a imunização da população contra a febre amarela em 2018, isso ocorreu por questões estratégicas uma vez que o município faz divisa com o município de Doutor Ulisses, que é divisa com o Estado de São Paulo na região do Vale do Ribeira onde teve vários casos da doença. Com a ação a Secretaria de Saúde de Piraí do Sul conseguiu imunizar cerca de 80% da população.

Agora em uma nova ação a Secretaria de Saúde, recomenda que as pessoas que não tomaram a vacina na campanha de 2018, procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para serem imunizadas. Só é necessária uma dose da vacina para estar protegido por toda vida, porém a imunidade inicia somente 10 dias após a vacina. A Secretaria reforça que o macaco não transmite a doença. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com o vírus.

No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus e do gênero Sabethes. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue), podendo o Aedes albopictus também transmitir os vírus.

O secretário de Saúde de Piraí do Sul, Júlio Sandrini, destaca que existe vacina suficiente nas UBS para atender a comunidade. “Deixamos o apelo para as pessoas que ainda não tomaram a vacina para que façam, o quanto antes. Em municípios vizinhos foram encontrados macacos mortos pela doença e esse é um sinal muito importante de que o virus está próximo. Reforçamos que a prevenção é sempre o melhor remédio.”, orienta o secretário.

As salas de vacina das UBS funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira e possuem estoque suficiente para atender a demanda. Lembrando que as vacinas estão disponíveis para as pessoas de 9 meses a 59 anos. Idosos e gestantes podem receber a vacina após avaliação médica. Outra recomendação importante é o uso de repelente, mangas longas e calças compridas para quem está perto de matas, rios, parques ou áreas de reserva, e para quem vai se deslocar para estas regiões onde existe o foco do vírus.

Compartilhe:

Leia também

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre boas práticas de esterilização de materiaisQualificação busca garantir ao paciente um atendimento seguro e de qualidade  
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia