Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

Piraí do Sul passa por capacitação da Linha MACC

Piraí do Sul passa por capacitação da Linha MACC
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Linha de Cuidado à Saúde de Hipertensão e Diabetes (MACC) esteve em pauta durante capacitação realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) junto à equipe da Atenção Primária (APS) de Piraí do Sul. Com o funcionamento do Programa de Qualificação dos Consórcios do Estado do Paraná (Qualicis) desde o mês de janeiro, os profissionais foram orientados quanto a estratificação de pacientes e os cuidados compartilhados junto à Atenção Especializada. “O Qualicis prevê o matriciamento, que é o modo de produzir saúde de forma compartilhada”, esclarece a diretora do CimSaúde, Pâmella Costa.

A partir da “porta de entrada”, que são as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os pacientes de baixo e médio risco permanecem na Atenção Primária, e aqueles de alto risco seguem para a Linha de Cuidado. “Todos os pacientes continuam sendo atendidos em seus municípios, mas aqueles encaminhados ao Consórcio contam com uma complementaridade”, conta Pâmella, citando a equipe multiprofissional da Linha MACC. Cardiologista, Endocrinologista, Psicóloga, Nutricionista e Enfermeiros. Todos estes profissionais atuam no cuidado dos pacientes com condições crônicas.

Durante reunião de matriciamento, que ocorreu de forma online, todos os profissionais explanaram a sua atuação dentro da Linha de Cuidado. “Temos que orientar a equipe da APS quanto ao processo de estratificação, e também a forma que os pacientes devem ser encaminhados. Como por exemplo, com alguns exames já em mãos”, explica o cardiologista, Marcelo Fernandes Zveiter.

Para a diretora, o matriciamento é importantíssimo para o andamento do Qualicis. “Estamos moldando o programa. Com a complementaridade no cuidado da APS, estamos buscando excelência nos atendimentos prestados”, garante. Além das orientações, a equipe do CimSaúde ressaltou a importância do aproveitamento das vagas “ofertadas” pelo Estado. “Com um bom processo de estratificação, levantamos a demanda reprimida dos municípios e conseguimos fazer a gestão das filas”, avalia.

Os pacientes da Linha de Cuidado de Hipertensão e Diabetes de Piraí do Sul estão recebendo atendimento junto à subsede do CimSaúde em Castro. “Seis municípios contam com a subsede como referência. Além de Castro e Piraí, Arapoti, Jaguariaíva, Sengés, e Carambeí”, aponta Pamella.

A Linha MACC prevê o controle de níveis tensionais e glicêmicos que geram alterações cardiológicas nos pacientes com hipertensão e diabetes e o constante apoio aos profissionais da Atenção Primária. “Estamos à disposição dos municípios para tirar dúvidas e discutir casos junto às equipes das Unidades Básicas”, conta o cardiologista.

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria

Leia também

Pavimentação do Jardim Manoel Izidoro avança e atende antiga reivindicação dos moradores
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia