Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Com 80 casos de Dengue confirmados e 303 notificações, Piraí do Sul decreta estado de emergência

Com 80 casos de Dengue confirmados e 303 notificações, Piraí do Sul decreta estado de emergência
(Foto: Shutterstock)
Publicidade
DA REDAÇÃO - Diante do alto índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e pela situação anormal que caracterizou o quadro de epidemia da doença na cidade, o prefeito Henrique Carneiro decretou nessa semana estado de emergência em saúde pública, medida que autoriza todos os órgãos municipais a atuarem nas ações de resposta ao quadro crescente dos números de infecções pelo mosquito que, além da Dengue, causa ainda o Zika Vírus e a Chikungunya.

Segundo a Vigilância Sanitária, até a manhã desta quarta-feira (20) haviam sido feitas 303 notificações de casos suspeitos da doença, com 80 casos positivos, 66 negativos e 157 ainda em estágio de análise laboratorial.

Como não estão incluídos nesse total todos os testes rápidos e de sorologia realizados de forma particular nos laboratórios de análises clínicas da cidade, especialmente aqueles que foram feitos no período inicial do surto da doença, ao longo da primeira semana a partir do primeiro caso, o número de infecções pela picada do mosquito é ainda maior.

Decreto

Preocupadas com a evolução do quadro, as autoridades municipais se reuniram para traçar estratégias de combate e controle da Dengue e que estão previstas no decreto publicado na última segunda-feira (18).

Pelo decreto, os agentes públicos estão autorizados a realizar visitas em imóveis públicos e privados para a eliminação do mosquito e de criadouros nas áreas apontadas como potencial foco de transmissão. Além disso, o decreto prevê a entrada forçada em imóveis sujos e em situação de abandono, ou ainda nos casos onde não exista responsável identificado para permitir a entrada do agente público no imóvel.

O documento assinado por Henrique Carneiro autoriza ainda a dispensa de licitação para aquisição de bens e contratação de serviços para o combate á epidemia, de forma excepcional e justificada pelo caráter emergencial do número de novos casos da doença que crescem a cada dia.

Compartilhe:

Leia também

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre boas práticas de esterilização de materiaisQualificação busca garantir ao paciente um atendimento seguro e de qualidade  
Publicidade

Mais Lidas

Capal abre 300 vagas de trabalho temporário para safristas em seis cidades do PR e SP

Abertas as inscrições para o PSS da Educação em Tibagi

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Paraná inicia 2026 com chuvas e pode ter tempestades localizadas; veja previsão do tempo

UBS do Centro terá horário especial de vacinação no sábado (13)

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia