Promovido pela Adetur, debate sobre turismo conta apenas com a presença de Henrique Carneiro
DA REDAÇÃO – Os três candidatos que concorrem à prefeitura de Piraí do Sul tiveram a oportunidade de participar na tarde desta quinta-feira (5), do debate promovido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais – Adetur Campos Gerais, iniciativa que desde o dia 22 de agosto percorre 12 cidades associadas à Instância de Governança Regional (IGR) de Turismo da região e que visa conhecer as propostas dos candidatos para o desenvolvimento da atividade turística nos Campos Gerais para os próximos anos.
Com a missão de promover o fortalecimento do turismo regional, sem qualquer preferência política ou eleitoral, a ação coordenada pela Adetur busca estimular a inserção do turismo no plano de governo dos candidatos à prefeito de toda a região, a partir das discussões promovidas em cada um dos 12 municípios que fazem parte do ciclo de debates promovido pela entidade.
Seguindo a orientação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o evento da Adetur Campos Gerais encaminhou os convites para os três candidatos que colocaram os seus nomes à disposição do eleitorado piraiense para a disputa que acontecerá no próximo dia 6 de outubro, usando para isso os canais de comunicação indicados pelos próprios candidatos na plataforma disponibilizada oficialmente pelo TRE/PR.
Apesar disso, o evento realizado na tarde de hoje contou apenas com a presença do candidato Henrique Carneiro, que busca a reeleição nesse ano. Alegando compromissos agendados anteriormente, Tim Milléo parabenizou a Adetur pela iniciativa e justificou a sua ausência no debate, enquanto Antonio El Achkar, o Toto, não se manifestou sobre o convite.
O debate – Karen Kobilarz, gerente executiva da Adetur, explicou que o debate em Piraí do Sul teria em seu primeiro bloco perguntas iguais para os três candidatos. Nessa fase eles apresentariam as principais propostas para o turismo, suas ideias em relação a estrutura administrativa, técnica e operacional do órgão municipal do setor e ainda falariam sobre os investimentos em infraestrutura turística.
No segundo bloco, cada um dos candidatos poderia fazer uma pergunta livre para um de seus oponentes, antes do encerramento do debate quando cada um dos três candidatos responderia a duas duas perguntas da plateia.
Em virtude do comparecimento de apenas um dos candidatos, o evento desta tarde acabou se transformando em uma conversa envolvendo o turismo local entre os participantes e o único candidato presente.
Fortalecimento do setor – Segundo o empresário do setor e presidente da Adetur, Guilherme Forbeck, a ação da IGR, que aconteceu pela terceira vez consecutiva, objetiva o fortalecimento do setor. “Trazermos o turismo para as discussões eleitorais é fundamental, pois assim cada eleitor poderá conhecer as propostas dos candidatos e fazer uma escolha mais consciente”, avalia. “Essa iniciativa também pode trazer mais segurança para os investidores do turismo, que já terão ideia de quais rumos a atividade tomará no município com a eleição de um ou outro candidato”, completa.
“Além do engajamento dos candidatos, buscamos a participação efetiva da população, principalmente, para aqueles que atuam, direta ou indiretamente com o turismo”, conclui a gerente executiva da Adetur, Karen Kobilarz.