Correio dos Campos

Tornado que atingiu zona rural causou prejuízos de mais de um milhão de reais em Piraí do Sul

8 de novembro de 2023 às 19:20
(Fotos: acervo pessoal)

DA REDAÇÃO – Moradores da região do bairro Santo André, na zona rural de Piraí do Sul, foram surpreendidos na segunda-feira da semana passada (30/10), por fortes ventos que deixaram prejuízos ao afetar a estrutura de granjas, barracões, veículos e de casas localizadas no bairro.

De acordo com os produtores afetados, aquilo que eles pensaram ser inicialmente um vendaval começou por volta das 20h30 e durou poucos segundos, tempo mais que suficiente para assustar as pessoas que moram na região e que nunca viram nada parecido com o que aconteceu naquela noite.

“Foi tudo muito rápido, num sopro só. A gente se abrigou embaixo da mesa na hora que escutamos um barulho muito forte, muito estrondoso”, conta o produtor Maickel Carneiro Ferreira, que teve a casa de um funcionário totalmente destelhada e um barracão de equipamentos e implementos que veio ao chão por completo durante o tornado.

Maickel contou ao Correio dos Campos que o beiral da casa principal da propriedade e uma garagem também foram afetados com o destelhamento, além dos quatro aviários que tiveram suas estruturas comprometidas pelo tornado que foi capaz de torcer a viga de alumínio de um deles.

Segundo as profissionais em desastres naturais que estiveram nas propriedades atingidas, acompanhadas do Subtenente Ferreira, do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, o evento registrado em Piraí do Sul foi classificado como um tornado da escala F1, devido aos seus dois pontos de vórtices e pelo comportamento do vento (direção, forma que atingiu as estruturas e arremessou objetos).

Na escala Fugita, que mede a intensidade de tornados e a quantia de estragos causados por eles, o tornado que atingiu o bairro Santo André provavelmente teve ventos que variaram entre 117 e 180km/h, força suficiente para destelhar propriedades, mover carros em movimento para fora da estrada, tombar trailers e desmontar barracos, como aconteceu na propriedade de Ferreira.

Mesmo com potencial de destruição classificado como moderado, o tornado registrado na semana passada deixou rastros de destruição em pelo menos cinco propriedades, com estimativa de mais de um milhão de reais em prejuízos.

Situação de emergência

Diante dos altos índices de chuvas registrados nos últimos dias, o prefeito Henrique Carneiro de Oliveira decretou situação de emergência ainda na terça-feira semana passada, dia 31.

No decreto levado ao conhecimento público através do Diário Oficial do Município, publicado na página oficial da prefeitura na internet, o prefeito justificou a situação de emergência devido ao alagamento e isolamento de áreas, ao desalojamento de famílias, aos danos de grande monta causados à produção agrícola e ainda pela impossibilidade da execução do serviços de transporte escolar para alunos das redes de ensino da cidade.