Correio dos Campos

Mariana Zadra sugere criação de um “Ecoponto” em Piraí do Sul

26 de julho de 2022 às 14:22
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A criação de um Ecoponto em Piraí do Sul foi um dos assuntos em debate na 26ª sessão ordinária da Câmara Municipal. O tema foi colocado em plenário pela vereadora Mariana Zadra (PTC), através do requerimento nº 019/2022.

O Ecoponto é o local com infraestrutura projetada para receber o lixo que não pode ser descartado em recipientes comuns, devido ao seu tamanho ou pela necessidade de tratamento especifico. Entram nessa categoria materiais sem serventia como entulhos de construção civil, madeira, aparelhos eletrônicos, restos de podas, móveis velhos, entre outros.

A proposição da vereadora, aprovada pela Casa, pede que a Prefeitura Piraiense estude a viabilidade da implantação de um Ecoponto e apresente informações sobre a existência de áreas urbanas capazes de receber o serviço.

Segundo Zadra, a criação do local é uma tentativa de minimizar a existência dos lixões que se formam irregularmente em terrenos baldios, contribuindo para a qualidade ambiental e assumindo papel fundamental na sustentabilidade urbana.

“Em outros municípios o Ecoponto vem dando certo e cumprindo com a meta de reduzir o volume de resíduos descartados em locais inadequados. O descarte correto além de sustentável movimenta a economia pois os resíduos recicláveis podem ser revertidos em impacto positivo junto aos trabalhadores da coleta seletiva”, argumenta a parlamentar.

O documento segue ao prefeito Henrique Carneiro (DEM), que deve responde-lo em um prazo de até 15 dias.