Correio dos Campos

ESCÂNDALO – Colégio Santa Marcelina demite dois funcionários após denúncia coletiva de assédio sexual

8 de outubro de 2021 às 13:39
(Foto: Correio dos Campos)

DA REDAÇÃO – Um professor e um profissional do quadro administrativo foram desligados do quadro de funcionários do Colégio Santa Marcelina, de Piraí do Sul, depois que alunas fizeram uma manifestação durante a manhã de ontem (7) para denunciar as práticas abusivas que, segundo elas, vinham acontecendo com mais intensidade desde o início das aulas presenciais, há cerca de um mês.

De acordo com os relatos, a mobilização realizada nesta quinta-feira foi organizada diante da omissão de um diretor do colégio, que havia sido comunicado sobre alguns dos casos, mas sem se posicionar em favor da segurança dos alunos, tomando medidas que ao menos apurassem as denúncias.

Os casos

Conversas mantidas entre o professor com as alunas foram registradas e reveladas durante a manifestação que ocorreu no pátio da instituição na manhã de ontem.

Segundo pais que souberam do caso apenas depois da manifestação, as provas estão sendo juntadas e deverão ser levadas já na semana que vem para o delegado Jairo Luiz Duarte de Camargo.

No caso do profissional da área técnica do colégio, foram relatadas conversas diretas entre o suspeito e as alunas, além de olhares para as partes íntimas das crianças e adolescentes e também toques com as mãos nos glúteos das meninas, pelos quais ele sempre pedia desculpas dizendo serem involuntários.

Posição da instituição – Em nota encaminhada aos pais e para a imprensa durante a manhã deste sábado (9), a direção do Colégio Santa Marcelina de Piraí do Sul esclareceu as medidas que foram adotadas após as denúncias que, de acordo com o comunicado, causaram enorme surpresa e forte indignação.

Confira abaixo a nota na íntegra.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Colégio Santa Marcelina de Piraí do Sul declara repudiar qualquer forma de assédio, informando que as denúncias nos causaram enorme surpresa e forte indignação, considerando que afronta diretamente nossa missão institucional (transformar a sociedade à luz do Evangelho, tendo a ciência como instrumento e meio, oferecendo ao ser humano formação em sua totalidade).
No dia 07/10, imediatamente após tomar conhecimento dos relatos, a Diretora da Unidade tomou todas as medidas cabíveis (contato com as famílias; afastamento dos profissionais; apuração preliminar dos fatos e instauração de sindicância interna).
E ainda, com o objetivo de intensificar o combate e a prevenção ao assédio na Rede Santa Marcelina, informamos que serão adotadas as seguintes providências:
• Criar um canal sigiloso para recebimento de denúncias de membros da
 comunidade escolar;
• Promover campanhas permanentes de combate ao assédio;
• Definir plano de acompanhamento e apoio psicológico aos estudantes
envolvidos;

Nossa prioridade é, e sempre será, assegurar a integridade física, emocional e psicológica dos nossos colaboradores e todos aqueles que nos foram confiados.

Matéria atualizada às 14h33 do dia 9 de outubro de 2021.