Correio dos Campos

SAMU de Piraí do Sul fecha primeiro ano com 826 atendimentos

5 de outubro de 2021 às 18:13
(Foto: Divulgação/PMPS)

DA REDAÇÃO – A base do SAMU de Piraí do Sul completou um ano de funcionamento no último sábado (2). Com 826 atendimentos no período, a unidade realizou 675 suportes clínicos e outros 151 atendimentos de trauma.

Dentro do total de casos atendidos, 63,19% foram realizados durante o dia, enquanto 36,81 aconteceram no período noturno.

Funcionando de forma integrada com outros 18 municípios da região, a base local do SAMU garante acesso rápido ao suporte de ambulâncias de suporte avançado e ainda o helicóptero que atende aproximadamente 835 mil pessoas em toda a área de atuação.

Na visão do Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, o serviço do SAMU é muito importante porque é composto por uma equipe de servidores capacitados e experientes, que garantem o melhor atendimento nas situações de urgência e emergência identificadas na cidade.

Vaga Zero – Sandrini aponta a diferença ofertada pelo atendimento de 24 horas por dia, 7 dias na semana. Através da participação no consórcio, os piraienses são atendidos pelas ambulâncias de suporte avançado e ainda pelo helicóptero, além de contarem com vaga zero nos hospitais integrantes da Rede Estadual de Urgência e Emergência.

Eficiência – “A operação do SAMU no município tem se mostrado bastante eficiente em situações de urgência e emergência, onde o risco do transporte sem este suporte é enorme, lembrando ainda que na hora da emergência a maioria da população é atendida via SUS, não importando a classe social, atendendo o princípio constitucional da universalidade”, explica Sandrini.