Correio dos Campos

Piraiense toma posse como Juiz no Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe

27 de setembro de 2021 às 12:18
(Foto: Arquivo pessoal)

DA REDAÇÃO – A solenidade de posse de dez novos juízes substitutos do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, teve entre os empossados o piraiense Leandro de Almeida Mainardes, de 34 anos, formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2010.

Depois de passarem por uma prova discursiva considerada por muitos como uma das mais difíceis da história recente dos concursos da magistratura de Sergipe, que teve apenas 50 candidatos aprovados, os 10 juízes que concluíram o processo classificatório tomaram posse durante a cerimônia realizada no dia 13 de agosto passado no Palácio da Justiça, em Aracaju.

Antes da aprovação no concurso promovido pelo TJSE, Leandro já tinha sido aprovado nos concursos para Defensor Público Estadual dos estados de Rondônia e Santa Catarina, Analista da Defensoria Pública de Santa Catarina, Assessor Jurídico da Defensoria Pública do Paraná, Advogado do Município de Piraí do Sul, Assistente Técnico Jurídico da Câmara Municipal de Ponta Grossa e Agente Universitário/Advogado, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Trajetória – Ainda durante a faculdade, o piraiense iniciou estágio em escritório de advocacia e exerceu a profissão de advogado após a conclusão do curso. Permaneceu assim até ser empossado no cargo de Defensor Público no Estado de Rondônia, em setembro de 2013, onde atuou nas comarcas de Ouro Preto, Ji-Paraná e Porto Velho, desempenhando sua função nas áreas criminal, de infância e juventude, tribunal do júri e execução penal.

Embora não existisse no início de sua trajetória uma definição clara sobre o cargo, a afinidade maior pelas matérias exigidas nos concursos estaduais acabou encaminhando Leandro para a magistratura no decorrer da caminhada de estudos.

Sobre a dinâmica de preparação para os concursos, o piraiense contou que não houve nada específico para o concurso da magistratura, que os dois primeiros anos de preparação foram os mais importantes e que depois disso o conhecimento foi sendo lapidado, mantendo sempre atenção especial às mudanças legislativas e às decisões dos tribunais.

Nos dois primeiros anos ele estudava uma média de 4 horas por dia, menos aos domingos, com uma dinâmica de preparação que envolvia o estudo por vídeo-aulas, resolução de questões e acompanhamento periódico das decisões proferidas pelos Tribunais Superiores.

Nem tudo foi sucesso – Leandro fez questão de citar que participou de vários concursos e que teve muitas reprovações antes de obter êxito no TJSE. Além disso, em concursos anteriores ele avançou em algumas fases dos Tribunais de Justiça do Mato Grosso do Sul, Pará e Amazonas, mas sem chegar até o final como aconteceu em Sergipe.

Preparação e trabalho – Após a posse, o Juiz piraiense tornou-se aluno do Curso Inicial de Formação. Ele deve iniciar suas atividades no próximo dia 4 de outubro como Juiz Substituto, permanecendo à disposição da Corregedoria da Justiça.

Dicas aos “concurseiros” – “Aos que almejam ingressar na magistratura ou em outra carreira pública, digo que não existe fórmula mágica ou receita de sucesso. Apesar de óbvio, é preciso ter em mente que há uma indústria muito grande atrelada aos concursos e não é a quantidade de diversos materiais que levará o candidato ao êxito. Como dica aos que prestam concursos públicos recomendo as palestras do Professor Pierluigi Piazzi, com lições preciosas que lamento não ter descoberto logo no início de minha preparação para concursos. Suas palestras podem ser encontradas facilmente na internet. Além disso, sugiro a leitura de alguns livros como “A maratona da vida”, do Desembargador William Douglas, e “Transformando suor em ouro”, do treinador Bernardo Rezende”, orienta.

Empossados – Além de Leandro de Almeida Mainardes, foram empossados os juízes substitutos Leopoldo Martins Moreira Neto, Raphael Ferreira Rocha Santana, Viviane Kaliny Lopes de Souza, Thiago Dias Peixoto, Pedro Machado Gueiros, Marília Jackelyne Nunes da Silva, Augusto José de Souza Carvalho, Marina de Almeida Menezes Barbosa e Renato Caldas do Valle Viana.

Ligação com Piraí – Leandro é filho do casal Regina Aparecida de Almeida Mainardes, formada em Magistério, MECES (Ministra Extraordinário da Comunhão e da Esperança) e membro do Apostolado da Oração, e de Alaor Ferreira Mainardes, bancário do Banestado, falecido em março de 1999.