Correio dos Campos

População adulta vacinada com a primeira dose contra a Covid-19 chega a 56,91% em Piraí do Sul

12 de julho de 2021 às 12:49
(Foto: Divulgação/PMPS)

DA REDAÇÃO – Com as 1.128 doses aplicadas nas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde entre quinta e sexta-feira passadas, o município atingiu a marca de 56,91% da população adulta vacinada com a primeira dose contra a Covid-19.

Os dados divulgados pela SMS na manhã de hoje (12) mostram que 860 pessoas com idade entre 38 e 41 anos foram imunizadas na quinta-feira (8), enquanto outras 268, de 42 anos ou mais, participaram da repescagem e foram vacinadas na sexta-feira (9).

Esperança

Os piraienses que enfrentaram as filas durante os dois dias de vacinação se mostraram confiantes e motivados para receberem a dose da vacina.

Nem mesmo as horas de espera na fila foram suficientes para tirar o bom humor, a alegria e principalmente, a esperança do combate efetivo contra o vírus que vitimou muitas famílias locais.

Escolha de vacinas

A realização da primeira repescagem da cidade foi organizada depois que muitas pessoas não compareceram no dia definido para receberem a primeira dose, de acordo com a idade.

Embora existam casos onde as pessoas perderam a vacinação por problemas de saúde ou pessoais, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde acreditam que muitos dos “atrasados” são aqueles que aguardam para se vacinar com uma vacina de sua preferência.

A SMS lembra que essa prática tem sido adotada não apenas em Piraí do Sul. Diversas cidades registraram ocorrências como essas, de pessoas que chegam aos locais de vacinação, se informam sobre qual vacina está sendo aplicada e se não é a desejada, retornam em outro dia.

Prejuízo – Atitudes como essas, segundo a Prefeitura, limitam a vacinação contra a Covid-19 da população geral, principalmente nos casos em que é realizado o agendamento e a pessoa não comparece, pois outra pessoa poderia ter recebido a dose do imunizante nesse horário.

Eficácia de todas as vacinas

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, reafirma a eficária de todos os imunizantes utilizados no Brasil.

“Todas as vacinas aplicadas em Piraí do Sul são eficazes para reduzir casos graves da doença e que geram internações e mortes por COVID-19. As vacinas utilizadas são seguras, todas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e liberadas pela ANVISA”.