Correio dos Campos

Covid-19 – Piraí do Sul inicia vacinação de caminhoneiros nesta quarta-feira, dia 30

Caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo poderão tomar a primeira dose da vacina a partir de amanhã
29 de junho de 2021 às 19:31
(Foto: Maycon LammerHirt/CCR RodoNorte)

COM ASSESSORIAS – Caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo começarão a ser vacinados contra a Covid-19 nesta quarta-feira (30), em Piraí do Sul.

Para receber a vacina, os motoristas precisarão fazer o cadastro no site da Prefeitura Municipal (clique AQUI e faça o seu) através do preenchimento do formulário que está na página. Depois disso basta aguardar o contato que será feito pelas equipes de saúde através de telefones, pelas WhatsApp ou por informativos veiculados pela imprensa local.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento desse grupo será feito exclusivamente no Centro Municipal de Vacinação, ao lado do Hospital Santo Antônio, com horários previamente agendados, das 8h30 às 20h30 sem intervalo de almoço.

A vacina Janssen, que é aplicada em dose única, será destinada para a vacinação dos profissionais da categoria, de acordo com a determinação da Secretaria de Estado da Saúde.

Segurança da vacina Janssen

Julio Sandrini, Secretário Municipal de Saúde, explica que a vacina da Janssen já foi autorizada em 44 países e faz parte da lista de 7 imunizantes aprovados para uso pela OMS, sendo uma vacina segura e que tem como principal diferencial, dentre as vacinas aprovadas no Brasil, o fato de ser aplicado em dose única.

Armazenada em frascos que contêm 5 doses para aplicação, a vacina deve ser conservada entre 2 e 8 graus centígrados por um período de até seis horas depois de aberto o frasco.

Por conta disso, Sandrini enfatiza a necessidade de que as pessoas não deixem de comparecer ao horário agendado.

“As doses são calculadas de acordo com os agendamentos. Como cada frasco tem 5 doses e não podemos armazenar a vacina para o dia seguinte, é fundamental que as pessoas já agendadas não deixem de comparecer no horário combinado para que nenhuma dose seja perdida”.

Vacina, a melhor prevenção

De acordo com o Secretário, que engrossa a fala dos maiores especialistas da área sobre o tema, a vacina é a única forma de prevenção da doença.

“Em Piraí do Sul a vacinação está sendo feita na Central de Imunização, ao lado Hospital Santo Antônio. É muito importante que as pessoas agendem e, principalmente, compareçam para imunização. O horário de atendimento nesta semana será ampliado para até as 20h30, visando atender toda a demanda do grupo dos transportes da forma mais rápida possível e usando todas doses recebidas”, diz.

Agilidade e compromisso

Sandrini destaca ainda a agilidade e compromisso da equipe da Secretaria de Saúde no processo de imunização contra a COVID-19.

“Continuamos avançando na vacinação. Ontem (28) recebemos um novo lote de vacinas de primeira dose, com as quais pretendemos imunizar, além dos caminhoneiros e as gestantes que receberam doses específicas, o grupo de 46 anos da população em geral”, conta.

“O piraiense pode continuar confiando na seriedade e lisura com que o processo de imunização vem sendo desenvolvido no município”, finaliza o Secretário.

COMO SERÁ A VACINAÇÃO DE CAMINHONEIROS

Quando: começa nesta quarta-feira, 30 de junho de 2021.

Onde: Centro Municipal de Vacinação – Rua Julieta Veiga Queiroz – 250 (antiga Clínica da Mulher)

Documentos: Carteira Nacional de Habilitação C ou E acompanhada de um desses documentos: comprovante de inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga, carteira de trabalho ou crachá funcional, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio de cooperativa de transporte de carga (categoria motorista) ou carteira de sócio dos sindicatos de transporte (categoria motorista).