Correio dos Campos

Prefeitura inicia processo para substituir iluminação atual por lâmpadas de LED

13 de maio de 2021 às 21:06
(Foto: Reprodução)

Por Pedro Dalcol Filho – A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul deu mais um passo hoje em busca da troca de todo o sistema atual de iluminação pública por um formato mais moderno, econômico, seguro e eficiente, que prevê a implantação de lâmpadas de LED em todas as ruas e praças que fazem parte do quadro urbano da cidade.

Com a publicação do edital de licitação feita no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (13), a administração pretende contratar uma empresa para elaborar os estudos técnicos que resultarão em um projeto luminotécnico e de eficiência energética que definirá as diretrizes para a substituição de toda a iluminação pública existente pela tecnologia LED.

Além disso, a empresa vencedora do processo licitatório ainda será responsável pelo projeto elétrico para implantação da iluminação pública na passagem inferior do novo viaduto do Trevo das Brotas, onde dezenas de pessoas passam diariamente.

Vantagens

Além de apresentar menor custo energético e mais eficiência e qualidade em luminosidade, o novo sistema garante mais segurança a pedestres, ciclistas e motoristas.

Com vida útil mais longa, as novas lâmpadas não necessitam de descarte especial e emitem menos metais pesados na atmosfera.

Investimento

Segundo a prefeitura, estima-se que sejam necessários cerca de R$ 2 milhões para a substituição de toda a iluminação da cidade, valor que já foi solicitado junto à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná (SEDU).

Para dar andamento no processo de estudo de viabilidade para a liberação do recurso, a secretaria estadual solicitou ao Município que providenciasse a elaboração dos projetos de Engenharia Elétrica que fundamentam a licitação aberta hoje.

A licitação acontecerá na manhã do próximo dia 26 de maio, com valor máximo de R$ 51 mil para a disputa entre os participantes.