Correio dos Campos

Segundo mutirão de vacinação contra a Covid-19 apresentou evolução e mais agilidade

26 de abril de 2021 às 20:00
(Foto: Divulgação/PMPS)

Por Pedro Dalcol Filho – As mudanças promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul para a realização do segundo mutirão de vacinação contra a Covid-19 se mostraram eficazes e acertadas.

A alteração do local, que passou da Avenida Bernardo Barbosa Milléo para a Avenida Manoel Ribas, foi uma delas. Além de não interferir no fluxo normal em um sábado para os comerciantes que trabalham na avenida principal, a nova região ainda permitiu mais segurança para as pessoas que receberam as doses, isso porque a ausência de interseções com outras ruas em um dos lados da Avenida Manoel Ribas impediu que pessoas aproveitassem os cruzamentos para furarem a fila, como aconteceu na primeira vacinação em março.

O tempo de espera na fila também foi menor do que o apurado na vacinação anterior. De acordo com a Secretaria de Saúde, esse resultado aconteceu devido a eficiência das equipes na recepção e aplicação das doses, somado ao fato de que nessa segunda vacinação o cadastro das pessoas já tinha sido feito anteriormente, sendo necessária apenas a conferência da carteirinha e dos dados da pessoa que receberia a dose.

Os números da ação e a importância da segunda dose

570 pessoas com 69 anos ou mais receberam a segunda dose do imunizante no sábado (24).

Com a segunda aplicação, as pessoas imunizadas tem maior proteção contra o coronavírus, e por um período mais prolongado. Até aqui, todos os estudos realizados sobre a vacina demonstram melhores resultados quando acontecem as duas aplicações.

Além disso, como aponta o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, aqueles que passam pelo esquema vacinal completo não apenas estarão mais protegidos contra a doença, como também contribuirão para o melhor controle da circulação do vírus na cidade.

Sucesso e gratidão

Emocionado com o resultado obtido no segundo mutirão, Sandrini comentou a ação da vacinação e falou sobre a gratidão com sua equipe.

“Embora tenhamos nos preparado e organizado muito bem para o “drive thru” deste sábado, ficamos surpresos porque todas as nossas expectativas foram superadas. Tudo transcorreu de forma ágil e organizada, o tempo de espera na fila diminuiu e isso nos estimula a promovermos novas campanhas como essa para a vacinação dos outros grupos prioritários”.

“O resultado foi magnífico e nem podia ser diferente. Temos uma equipe muito bem preparada e motivada, que trabalha de forma organizada e harmônica. Cada profissional executa o seu serviço como se estivesse colaborando para aplicar a dose da vacina em um familiar seu. Sou muito grato a cada um deles, especialmente por colocarem tanto amor nesse que, sem dúvida, é um dos momentos mais difíceis e desafiadores que nós da saúde já enfrentamos”, finaliza o Secretário.