Correio dos Campos

“Drive thru” de vacinação: Idosos com mais de 69 anos imunizados em março receberão 2ª dose no sábado (24)

Nova edição do sistema "drive trhu" promovida pela Secretaria de Saúde de Piraí do Sul acontecerá no pátio da empresa Kotacho, em frente ao Tico Lanches, na Avenida Manoel Ribas
21 de abril de 2021 às 17:43
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – As demandas trazidas pela COVID-19 exigem reações rápidas e soluções inovadoras no combate à pandemia. A experiência desenvolvida no Município em 27 de março, quando foi utilizada a estratégia de um mutirão de vacinação no sistema “drive thru” para ampliar e agilizar os atendimentos para imunização das pessoas contra o novo coronavírus, mostrou resultados significativos superando todas as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde naquele momento, onde foram vacinadas mais de 570 pessoas.

No próximo sábado, dia 24, a partir das 9h da manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando um novo mutirão no mesmo formato do primeiro para que o público vacinado em 27 de março receba a 2ª dose do imunizante.

A enfermeira Carla Iezak, Coordenadora de Atenção Primária à Saúde no Município, lembra que “é importante tomar a segunda dose da vacina porque os estudos que testaram as vacinas determinaram uma maior eficácia quando se faz duas aplicações.”

“Além de aumentar a proteção contra a COVID-19, a segunda dose ajuda a prolongar o efeito do imunobiológico”, acrescenta Carla.

Portanto, sem a dose de reforço, as pessoas ficam menos protegidas contra o coronavírus e por um tempo mais curto. Quem não toma as duas doses estará mais sujeito à infecção, em comparação com pessoas que recebem o esquema vacinal completo. Por conta disso, a pessoas que não tomam as duas doses não contribuem tanto para o controle da circulação do vírus.

Em relação a isso, o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, destaca que “a aplicação parcial da vacina pode favorecer o surgimento de cepas mais resistentes do coronavírus”.

Para o Secretário, o processo é simples de entender: “Uma nova cepa supostamente mais potente do vírus poderia não resistir em um organismo que recebeu as duas doses, mas se reproduzir em outro que tomou apenas a primeira dose e, se um número grande de pessoas não completar o esquema vacinal de duas doses, essas novas variantes do vírus podem tomar conta da situação e piorar significativamente o cenário epidemiológico dessa pandemia”.

“Infelizmente, os movimentos antivacina, a desinformação e diferentes imunobiológicos com esquemas vacinais diferentes acabam interferindo no sucesso de todo o processo. Tudo isso precisa ser muito trabalhado para melhorarmos esse aspecto”, finaliza o Secretário.

Quando e onde

Todos os vacinados com a primeira dose em 27 de março devem comparecer n próximo sábado, dia 24 de abril, das 9h às 15h, no Pátio Kotacho, em frente ao Tico Lanches, na Avenida Manoel Ribas, número 922.