Correio dos Campos

Arapoti e Piraí do Sul lideram ranking regional de vacinação contra a Covid-19

17 de abril de 2021 às 13:13
(Foto: Reprodução)

Por Pedro Dalcol Filho – Com atualizações diárias, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná tem divulgado os números de doses distribuídas e de vacinas aplicadas em todas as cidades que compreendem as 22 regionais de saúde do Estado.

Até a manhã deste sábado (17), o Paraná já havia aplicado 1.361.116 vacinas da primeira dose, alcançando a marca de 94,8% de vacinação em relação ao total de doses distribuídas até o momento.

Vacinação regional

Dentro das 22 cidades que integram a 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Arapoti e Piraí do Sul aparecem em destaque, respectivamente, como primeiro e segundo municípios que mais aplicaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Até hoje, Piraí do Sul recebeu 2.927 primeiras doses da vacina e aplicou 2.940 imunizações.

Diferença para mais

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, explica que a diferença no número de doses aplicadas, maior que o número de doses recebidas, se deu porque alguns frascos do primeiro lote da vacina vieram com 11 doses e não 10, como constava nos rótulos.

Em virtude disso, o desempenho da cidade alcançou o percentual de 100,4% de primeiras doses aplicadas, a exemplo do que também ocorreu em Arapoti, que lidera o ranking com 101,6% nas primeiras imunizações.

Agilidade e compromisso

Lembrando que a vacina é a única forma de prevenção da doença, Sandrini disse para que as pessoas continuem atentas aos chamamento feitos através das Notas Informativas da Secretaria de Saúde, agendando os horários e levando os idosos para vacinar ou ainda fazendo o agendamento para receber as equipes da saúde em casa para a vacinação das pessoas impedidas de se locomoverem até a central de vacinação.

“Em Piraí do Sul a vacinação está sendo feita na Central de Imunização, ao lado Hospital Santo Antônio. É muito importante que as famílias levem seus idosos para vacinar e agendem a imunização em casa para aqueles que se encontram acamados. O horário de atendimento será ampliado para atender toda a demanda visando a utilização o mais rápido possível das doses recebidas”, disse.

O Secretário destacou a agilidade e compromisso da equipe da Secretaria de Saúde no processo de imunização contra a COVID-19. Ele lembra que já são dois dias sem aplicar nenhuma vacina de primeira dose justamente pelo fato do aproveitamento total das doses recebidas.

“Continuamos avançando na vacinação. Na próxima segunda-feira (19) estaremos recebendo um novo lote de vacinas de primeira dose, com as quais pretendemos imunizar o grupo de 63 e 64 anos. A população pode continuar confiando na seriedade e lisura com que o processo de imunização vem sendo desenvolvido no município”, finalizou.