Correio dos Campos

Secretaria de Saúde de Piraí do Sul divulga calendário de vacinação contra a gripe

14 de abril de 2021 às 17:02
(Foto: Reprodução)

Por Pedro Dalcol Filho – Com objetivo de vacinar 90% do público alvo até 9 de julho, foi lançada na segunda-feira (12) em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que neste ano traz orientações específicas por causa do coronavírus.

Ao contrário de anos anteriores, em 2021 o Ministério da Saúde retirou adultos de 55 a 59 anos dos grupos prioritários. Com isso as doses serão oferecidas para idosos com mais de 60 anos e também a outros grupos.

Em Piraí do Sul, assim como em todo o País, a vacinação será escalonada e obedecerá a divisão em três etapas que foram recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Na primeira fase (FASE 1), que iniciou no dia 12 de abril, estão sendo vacinadas:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
– Gestantes e puérperas; e
– Trabalhadores da saúde.

A partir de 11 de maio, data em que começa a segunda fase da vacinação, os grupos contemplados serão os seguintes:

– Idosos com 60 anos e mais; e
– Professores das escolas públicas e privadas.

Já a terceira e última fase de aplicação da vacina contra a gripe iniciará no dia 9 de junho, quando serão vacinadas:

– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Forças de segurança e salvamento e forças armadas;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; e
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

DIA D DA VACINAÇÃO

No próximo sábado, 17 de abril, a cidade realizará o Dia D de vacinação contra a gripe no Centro Municipal de Vacinação (antiga Clínica da Mulher), oportunidade em que apenas crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias receberão a dose.

Entre os dias 12 e 16 de abril receberão a vacina os profissionais de saúde que atuam no Hospital Municipal Santo Antônio e no Centro Municipal de Imunização.

No mesmo período, a vacina da gripe está sendo disponibilizada para o grupo das gestantes e puérperas, que são as mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias.

Para os demais grupos será estabelecido um cronograma de acordo com a disponibilidade das doses dentro da programação de distribuição pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o Secretário de Saúde, Julio Sandrini, pessoas fora desses grupos também se beneficiam da vacinação contra a gripe. Ele alerta que num sistema sobrecarregado pela Covid-19, proteger-se do vírus Influenza evita idas desnecessárias aos serviços de saúde.

ORIENTAÇÕES

Apenas as pessoas com histórico de choque anafilático após doses anteriores da vacina da gripe e os bebês com menos de 6 meses é que não devem receber a vacina.

Recomenda-se que quem estiver com uma infecção que cause febre, por mais leve que seja, espere passar para receber a vacina. Isso para que uma eventual febre baixa disparada pela vacina não seja confundida com a doença.

COVID-19

Em relação a quem já teve Covid-19, o Secretário informa que “não existe nenhuma evidência de que o Sars-CoV-2 influencie na eficácia ou na segurança da vacina contra a gripe. A pessoa que já se curou da Covid-19, pode se imunizar tranquilamente”.

“Para que não se confundam os sintomas da Covid-19 e alguma reação da vacina da gripe, o ideal é que pessoas que estejam com suspeita ou positivadas para Covid-19, aguardem estar totalmente recuperados, com um intervalo de pelo menos quatro semanas, antes de receber a vacina da gripe” recomenda.

Quanto a poder receber os imunizantes da Covid-9 e da gripe juntos, Sandrini esclarece que “devido à falta de estudos investigando os efeitos das interações entre os dois imunizantes, por ora o Ministério da Saúde sugere que não sejam aplicados simultaneamente”.

COINCIDÊNCIA ENTRE AS DOSES

Nádia Gonçalves, chefe do Serviço de Vigilância em Saúde, orienta que “caso a data de receber as duas vacinas coincida, a do Sars-CoV-2 deve ser priorizada e a vacina da gripe deve ser agendada com um intervalo mínimo de duas semanas”.

Por outro lado, alerta, “não há qualquer restrição em receber a vacina da gripe junto a outros imunizantes que não o da Covid- 19”.

Com informações da SMS