Correio dos Campos

Vereador questiona política de castração de animais abandonados em Piraí do Sul

24 de março de 2021 às 19:00
(Foto: Divulgação/CMPS)

COM ASSESSORIAS – A situação dos animais abandonados em Piraí do Sul foi tema de debate na Câmara de Vereadores na sessão desta semana. O parlamento municipal aprovou um pedido de informação à Prefeitura sobre o uso do “Castramóvel”, ferramenta de apoio no controle de natalidade de cães e gatos.

O requerimento nº 009/2021, encabeçado pelo vereador Rogério Santos (PSD), solicita que o Poder Executivo informe como tem planejado os trabalhos e ações de castração e qual é a previsão para o uso do veículo.

“Conversando com a direção da Apaaps (Associação de Proteção ao Animal Abandonado de Piraí do Sul), eles me informaram a luta que tem com a causa dos animais abandonados. Na internet e redes sociais nós vemos várias pessoas pedindo doação, fazendo feiras e bazares, mas a associação não consegue trabalhar sozinha. Então (eles) precisam de um retorno e suporte do município”, disse Santos durante a apresentação do requerimento.

O Castramóvel possui estrutura e aparelhos necessários para as cirurgias, exames e atendimentos dos animais. É um instrumento que minimiza os problemas de superpopulação de cães e gatos em situação de abandono e possibilita equilíbrio entre saúde pública e bem-estar dos bichos.

O documento foi aprovado por unanimidade e será entregue ao prefeito Henrique Carneiro (DEM). O prazo de resposta da matéria será de 15 dias.