Correio dos Campos

Coronavírus: Profissionais de saúde passam por treinamento para atendimento de urgência e emergência

Membros da Liga de Urgência e Emergência, liderados pela Professora Dra. Elise Reis, da UEPG, preparam profissionais de saúde, para urgência e emergência da COVID-19
17 de março de 2021 às 11:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As demandas trazidas pela COVID-19 exigem reações rápidas e soluções inovadoras no atendimento das urgências e emergências, também na Atenção Primária à Saúde (APS). Algumas experiências desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS) utilizaram estratégias da educação permanente para ampliar e qualificar os atendimentos dos casos mais urgentes de COVID-19 na atenção primária e pronto atendimentos, abrangendo adequação de estrutura física, capacitação das equipes e estabelecimento de fluxos na rede assistencial.

Na manhã desta terça-feira (16), a Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG, Professora Dra. Elise Reis, e alunos da instituição aplicaram um treinamento para um grupo de profissionais de saúde do município de Piraí do Sul, composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, para o atendimento de urgência e emergência a pacientes nesse momento de pandemia.

Viabilizado através de uma parceria entre a 3.ª Regional de Saúde, a UEPG e a Secretaria Municipal de Saúde, o treinamento realizado no auditório do antigo Gralha Azul teve uma simulação realística com manequins e equipamentos de intubação, para aprendizagem dos primeiros-socorros dados a pacientes de urgência e emergência. Todo o equipamento necessário foi trazido pela equipe da UEPG.

Além disso, uma parte do treinamento foi destinada a orientações sobre o uso correto de EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual –, considerado essencial para que os profissionais de saúde trabalhem em segurança, quando em contato com pacientes infectados pelo novo coronavírus, que tem se mostrado muito contagioso.

O enfoque da formação, que contou com toda a estrutura e equipamentos de proteção de uso pessoal para garantir a segurança dos participantes neste período de pandemia, foi sobre a prática de ventilação mecânica, intubação e PCR (Parada cardiorrespiratória), com ressuscitação cardiopulmonar em pacientes com a COVID-19.

De acordo com a Professora Dra. Elise Reis, que além de coordenadora do curso de medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa é também Cardiologista, o treinamento foi bastante importante e proveitoso.

“Essa ação é de extrema importância, como forma de contribuir nessa época de pandemia, auxiliando na Atenção Primária, pois os pacientes estão chegando em situações cada vez mais graves nas Unidades Básicas de Saúde, que não é o perfil, com isso vem a necessidade de atendimento da urgência, pois a partir do momento que esse paciente é socorrido se consegue ter auxílio do SAMU e o encaminhamento a uma unidade hospitalar, ganhando assim tempo, para tomar as melhores medidas”.

Participante da formação, a Dra. Cristiane Ribeiro, médica da UBS Maíra Milléo Weigert, disse que “o treinamento realizado hoje (ontem), trouxe uma abordagem teórico/prática no protocolo de manejo à COVID-19 e intubação orotraqueal que foi de extrema importância para que todos nós, profissionais da APS, estejamos preparados para quaisquer eventualidades que possam ocorrer com nossos pacientes, garantindo uma maior eficácia no atendimento emergencial a todos pacientes com COVID 19”.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, agradeceu a parceria com a Liga de Urgência e Emergência da UEPG, falou sobre a importância do treinamento e também se comprometeu a promover novos encontros para a equipe de profissionais.

“O processo de educação continuada em saúde se torna indispensável num momento pandêmico como esse de uma doença nova como a COVID-19. Nesse sentido, parcerias como essa só trazem benefícios a todos, principalmente pelo fato de poder ser realizada no próprio município”.