Correio dos Campos

Piraí do Sul recebe mais 130 doses da vacina contra a Covid-19

10 de fevereiro de 2021 às 14:29
(Foto: Reprodução/UFPR)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul recebeu na segunda-feira (8), mais 130 doses da vacina contra a COVID-19. Essas doses passaram por um processo de conferência e inserção no Sistema de Informação Estadual de Controle do uso da medicação que será utilizada para a imunização dos idosos com 90 anos ou mais.

Piraí do Sul iniciou a vacinação no dia 19 de janeiro com a aplicação das doses, respeitando rigorosamente às determinações do Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19. Com o recebimento deste terceiro lote de vacinas, o município soma 497 doses recebidas. A aplicação desta terceira fase começou ontem (9).

De acordo com dados cadastrais das equipes de Atenção Básica, no município de Piraí do Sul o número de idosos com idade acima de 90 anos a serem imunizados nesta fase é de 136.

Nessa fase a priorização da vacinação contra a COVID-19 no grupo de idosos foi feita por ordem cronológica, seguindo o seguinte critério: 90 anos ou mais; de 85 a 89 anos; de 80 a 84 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos; de 65 a 69 anos e de 60 a 64 anos.

A aplicação da vacina será realizada no Centro Municipal de Imunização (rua Julieta Veiga Queiroz n.º 276), com horários agendados para evitar filas e aglomerações e para que não haja contaminação neste público de risco.

Haverá uma equipe de imunização itinerante para aplicação da vacina em domicílio nos idosos que não têm condições de sair de suas residências. “Estamos com uma equipe preparada para realizar este trabalho a partir desta quarta-feira (10). Já temos o cadastro desses idosos em nosso sistema, com endereço e dados necessários. Não há necessidade de procurar a Unidade Básica de Saúde”, esclarece o Secretário Municipal de Saúde Julio Sandrini.

O Secretário destaca que “dentro do previsto no cronograma de vacinação do Ministério da Saúde, pretendemos imunizar todos os idosos acima de 90 anos o mais rapidamente possível com o objetivo de avançar para os demais grupos de idosos imunizando essa parcela importante da população que se apresentam com a maior vulnerabilidade em relação aos casos graves da doença”.

Sandrini ressalta também que, “em princípio, quem toma uma dose apenas não está inteiramente protegido, portanto, deve continuar com todas as medidas preventivas contra a COVD-19 de maneira rigorosa com o distanciamento social, a higiene com as mãos, o uso de máscaras e principalmente, evitar aglomerações”.