Correio dos Campos

Com 101 anos, morador de Piraí do Sul dá exemplo de vigor e alegria ao receber vacina contra a Covid-19

10 de fevereiro de 2021 às 13:32
(Fotos: Divulgação/PMPS)

COM ASSESSORIAS – O que para muitos se resume em idade avançada, para a família de “seu Vicente”, como costuma ser chamado, que está completando 101 anos, todo seu vigor e longevidade são um grande privilégio e bênção.

De olhar simples, “seu Vicente” carrega muitas histórias. Uma delas, inclusive, desconhecida de grande parte dos piraienses. Foi ele, com a ajuda de uma pequena carroça de madeira, o responsável por aterrar toda a área do Ginásio de Esportes Samuel Milléo, da prefeitura e do Pavilhão Cultural. Antes disso, todo o local não passava de um grande banhado.

Pai de quatro filhos, mineiro de nascimento, mas piraiense de coração, ele escolheu Piraí para viver, isso há mais de 80 anos.

A vacinação

Usando o termo “alegria”, “seu Vicente” respondeu ao ser questionado sobre o significado de ser vacinado contra a COVID-19.

Após receber a dose da vacina, quando a enfermeira pergunta se havia doído, ele muito simpático e com um grande sorriso no rosto, disse que “foi só uma cutucadinha na pele”.

Emocionada, a filha Gisele Russo Sanches, que acompanhou o pai até o Centro Municipal de Vacinação, comentou o momento. “É meu sentimento de esperança, esperança para todos os piraienses, porque a vacina com certeza será um alívio para todos nós”.

Vacinação para os idosos

A estratégia de vacinação dos idosos acima de 90 anos no município foi dividida em duas ações, sendo a imunização de pessoas acamadas entre hoje (10) e amanhã (11), enquanto entre terça passada (9) e a próxima sexta-feira (12) ocorrerá a aplicação no Centro Municipal de Vacinação, localizado na rua Julieta Veiga Queiroz n.º 276 ao lado do Hospital Municipal Santo Antônio, onde antes funcionava a Clínica da Mulher.

Com o objetivo de evitar filas e aglomerações para que não haja contaminação neste público de risco, os atendimentos estão sendo realizados com horários agendados.

Os agendamentos podem ser realizados através do telefone 3237-8720, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

“Queremos vacinar todos desta faixa etária até o final da semana, para que tão logo cheguem novas doses possamos dar continuidade no processo da vacinação dos idosos ampliando o número de imunizados com a maior celeridade possível. As estratégias de ação foram escolhidas baseadas em critérios técnicos, com a intenção de preservar as pessoas, ter agilidade e evitar aglomerações”, destaca o Secretário Municipal de Saúde Julio Sandrini.

Cuidados necessários

Vale ressaltar que quem toma uma dose apenas não está inteiramente protegido, portanto, deve continuar com todas as medidas preventivas contra a COVD-19 de maneira rigorosa com o distanciamento social, a higiene com as mãos, o uso de máscaras e principalmente, evitar aglomerações.