Correio dos Campos

Câmara Municipal define os membros das quatro comissões permanentes

19 de janeiro de 2021 às 15:31
(Imagem: Divulgação/CMPS)

COM ASSESSORIAS – Na primeira sessão ordinária da Legislatura 2021/2024 realizada nesta segunda-feira (18), foram definidos os membros das quatro comissões permanentes da Câmara Municipal de Piraí do Sul. A escolha dos nomes foi feita no início da reunião por meio de eleição, devido a quantidade de inscritos aos cargos.

O plenário deliberou que a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF), será presidida pela vereadora Mariana Zadra (PTC). A Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) será conduzida pelo vereador Rogério Torno (MDB). Já a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio e Turismo (Cospact) terá a presidência do vereador Rogério Santos (PSD). A Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social (Cesas) contará com a direção do vereador Professor Valentim (PSD).

As comissões internas são órgãos técnicos responsáveis por analisar e emitir pareceres nas matérias que tramitam no Legislativo, manifestando sua opinião para a orientação do plenário. Veja abaixo a composição completa:

Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF)

Presidente: Mariana Zadra (PTC)
Relator: Professor Valentim (PSD)
Secretário: Jairo Atleta (PSC)

O que faz a comissão? A comissão analisa os aspectos constitucionais e gramaticais de todas as matérias que tramitam na Casa. Depois de apreciar uma proposição, a comissão emite seu parecer opinando pela legalidade ou ilegalidade do projeto.

Comissão de Finanças e Orçamento (CFO)

Presidente: Rogério Torno (MDB)
Relator: Edson Staron (PSB)
Secretária: Silvia Dalcol (PTC)

O que faz a comissão? A comissão é responsável por opinar sobre todas as matérias de caráter financeiro do município. Os integrantes também verificam a destinação dos recursos públicos nos seguintes casos: diretrizes orçamentárias; matérias tributárias; abertura de créditos no orçamento, entre outras.

Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comércio e Turismo (Cospact)

Presidente: Rogério Santos (PSD)
Relator: Jairo Atleta (PSC)
Secretária: Mariana Zadra (PTC)

O que faz a comissão? A Comissão estuda todas as propostas que estejam ligadas a execução de obras, empreendimentos, aquisição e concessão de bens imóveis, plano diretor, código de obras e de postura.

Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social (CESAS)

Presidente: Professor Valentim (PSD)
Relator: Silvia Dalcol (PSC)
Secretário: Carlinhos do Gás (PROS)

O que faz a comissão? A Comissão estuda os projetos ligados às produções artísticas, educacionais, saúde pública, saneamento básico, assistência social e etc.