Correio dos Campos

“Há 12 anos ouço que a cidade é feia e esburacada. Isso vai mudar, começando pela Colina e Três Santas”, garante Luciano Solek

28 de agosto de 2020 às 20:00
(Foto: Arquivo Pessoal)

DA REDAÇÃO – No segundo dia de entrevistas com os pré-candidatos a prefeito de Piraí do Sul, o Correio dos Campos conversa com o vereador Luciano de Jesus Solek, do PSB. Confira.

1. Além do PSB, existe algum outro partido disposto a apoiar sua candidatura, se confirmada?

Como ainda estamos na fase de lançamento de pré-candidaturas não temos nada definido. As questões de coligações partidárias serão efetivamente decididas após a convenção do partido que deve ocorrer no próximo mês.

2. O que o levou a colocar seu nome à disposição para a disputa da eleição?

A experiência adquirida durante meus doze anos exercendo mandato eletivo como vereador me trouxe um olhar analítico na fiscalização das contas públicas, e de forma geral, minha trajetória na vida pública, sempre sendo eleito entre os mais bem votados no Município, me trouxe experiência e confiança para administrar uma cidade para todos.

Em minha trajetória como vereador acompanhei de perto três gestões municipais diferentes, e desses períodos acumulei muita bagagem prática, pude ver “o que funciona e o que não funciona” enquanto gestor público e no relacionamento com a população.

Hoje, com a situação fiscal favorável em que o Município se encontra, sei que é plenamente possível e me sinto disposto a transformar Piraí do Sul na cidade em que ela merece ser.

Apesar de estarmos em plena crise pandêmica, conheço os dados contábeis do Município e sei que temos um potencial de crescimento surpreendente, penso numa infinidade de melhorias, que com afinco e boa vontade podemos oferecer à população.

Definitivamente acredito estar preparado para essa importante missão, pois sei que o candidato que traz apenas o conhecimento teórico sobre o serviço público interno pode até trazer uma gestão eficaz, mas que não atende ao público. Quando o candidato só tem popularidade, só atende a população pensando nos votos, não se atende ao orçamento e cometem-se ações ineficientes. O equilíbrio entre conhecimento e experiência é fundamental para uma boa administração, qualidades que adquiri na prática.

3. Conte-nos um pouco de sua vida pessoal, profissional e política.

Nasci em 28/11/1967, natural de Tibagi, filho dos agricultores Pedro Solek e Maria Laura Solek. Meu nome Luciano de Jesus Solek foi escolhido por minha mãe, cristã fervorosa, de quem herdei os valores e princípios pessoais que considero os mais importantes na minha vida: humildade, fé e honestidade.

Sou casado há 30 anos, tenho um filho de 15 anos e considero a família o grupo social mais importante do indivíduo.

Trabalho desde os 15 anos de idade como agropecuarista, tenho fortes laços com a comunidade rural e ainda hoje, aos 52 anos de idade, me dedico à lida agropecuária administrando minhas propriedades rurais, de onde retiro meu sustento.

Fui vereador municipal por três mandatos, nas legislaturas de 2005/2008, 2013/2016 e 2017/2020. No ano de 2008 fui candidato a vice-prefeito, juntamente com o atual prefeito José Carlos Sandrini.

A vida política é a área que me traz realização pessoal, estou há 16 anos da vida pública por amor, pela satisfação em ajudar as pessoas de forma coletiva e em suas demandas individuais, por mais simples que sejam. Certamente os amigos que conquistei na vida politica trazem significado a minha existência.

4. Em sua visão, o que Piraí do Sul mais precisa atualmente e que contribuição o Senhor pensa que pode dar para a cidade?

Entre tantas demandas, o setor de infraestrutura deve ser priorizado, com início imediato da conservação das estradas rurais e vias públicas. Os bairros da Colina Santa Marcelina e Três Santas serão os primeiros a receber pavimentação e urbanização, seguidos dos demais bairros e vias centrais.

Piraí do Sul é uma cidade com grande potencial, porém não adianta falarmos de obras gigantescas e ter uma cidade suja, sem iluminação, sem oferecer o básico à população.

Da mesma forma, as demandas na saúde precisam ser enfrentadas. É preciso fazer prioritariamente o que tem que ser feito, disponibilizar medicamentos na farmácia básica, promover convênios com os centros para atendimentos especializados, profissionais, enfim, o básico que insisto, precisa mais que apenas ser feito, tem de ser bem feito.

Considero de extrema importância a questão do emprego, trabalho e renda, área que pretendo desenvolver através da articulação com representantes do setor empresarial, criando incentivos à instalação de novas unidades industriais e comerciais no Município, pois onde há emprego há ordem social e desenvolvimento.

Não cabe aqui trazer um plano detalhado de governo, mas adianto que governar um município não é tarefa simples. Entendo que para uma gestão eficaz é fundamental uma equipe de governo qualificada, por isso pretendo escolher pessoalmente a composição de cada pasta da administração, considerando a qualificação técnica e disposição para realização do trabalho de cada secretário e servidor, independentemente de disposição partidária, o que me permitirá executar um plano de governo extremamente técnico e equilibrado em cada setor da administração, atendendo as mais diversas demandas dos munícipes.