Correio dos Campos

Comitê de Crise estuda ampliação de horário para serviços delivery

4 de agosto de 2020 às 17:12
(Foto: Divulgação/Secom)

REDAÇÃO/Correio dos Campos – Criado para atuar de forma imediata e em tempo real, considerando as mudanças que acontecem quase que diariamente em relação ao novo Coronavírus, o Comitê Municipal de Gerenciamento de Crise discutiu na tarde de ontem (3), algumas alterações que poderão acontecer nos decretos que tratam do tema e que estão em vigor no Município.

Um dos assuntos discutidos no encontro desta segunda-feira foi a ampliação do horário de funcionamento para os estabelecimentos que disponibilizam serviços delivery à seus clientes. De acordo com o Comitê, o horário das entregas pode vir a ser estendido em até duas horas após a publicação do novo decreto municipal, passando das 22h para meia-noite.

Além disso, foram discutidas outras questões relacionadas a adequações nos decretos vigentes. Promoções no comércio, quantidade de pessoas por metro quadro nos espaços públicos e os horários do toque de recolher também estiveram na pauta do encontro.

“Depois de analisarmos os dados atuais da pandemia no Município, chegamos à conclusão de que é possível fazer algumas mudanças. Todas elas serão apresentadas em um novo decreto”, revelou Julio Sandrini, Secretário Municipal de Saúde.

Controle

Em relação aos profissionais que trabalham com entregas para prestadores de serviços delivery, as polícias Civil e Militar sugeriram que eles tenham os veículos cadastrados na Prefeitura, para facilitar a fiscalização no momento das abordagens. Dessa forma, os policiais saberão quem está ou não trabalhando neste segmento.

O problema está muitas vezes em casa

Outra questão apresentada na reunião foi que a grande maioria das contaminações ocorre dentro da casa das pessoas que acabam infectadas, isso devido ao relaxamento que elas tem por achar que por estar em casa estão seguras. De acordo com as autoridades, elas acabam esquecendo as recomendações básicas como o uso de máscara, álcool em gel 70%, lavagem frequente das mãos com água e sabão e o distanciamento entre elas.

Vigência

O texto do decreto com as novas determinações deliberadas na reunião do Comitê está em fase final de elaboração. Depois de aprovado pelo Comitê, ele será publicado no Diário Oficial do Município.