Correio dos Campos

Funcionários da Saúde de Piraí do Sul passam por testagem de Covid-19

Devido a curva de dispersão do Coronavírus, elevada e de rápido contágio, que cria alta vulnerabilidade aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do atendimento à população, o Secretário Julio Sandrini resolveu iniciar a testagem. Para ele, o mais importante neste momento é cuidar, e bem, daqueles que profissionais que cuidam diariamente da saúde de toda a população
23 de julho de 2020 às 18:00
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Buscando rastrear eventuais casos e identificar como está a circulação do Coronavírus entre os funcionários que atuam na linha de frente de combate à pandemia no Município, a Prefeitura de Piraí do Sul iniciou na última sexta-feira (17) o processo de testagem de todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

Depois de iniciar os exames pelos servidores e profissionais lotados no Hospital Municipal Santo Antônio, a coleta de material foi estendida nesta quarta-feira, dia 22, para todas as unidades de saúde.

Para a realização da testagem, a Secretaria de Saúde se baseou em referências científicas e experiências exitosas de diversos municípios do Brasil e do mundo que realizaram essa metodologia de levantamento epidemiológico.

Uma das boas estratégias para reduzir a transmissão do Coronavírus é a implementação de programas de testagem para diagnóstico e posterior rastreamento de contato entre as pessoas, que basicamente consiste em manter contatos telefônicos com os infectados e também buscar quais foram as pessoas com quem tiveram contato recentemente. Assim, o profissional da Secretaria de Saúde liga para toda a lista que foi fornecida pelo paciente positivado no teste e avisa a essas pessoas que elas também precisam se manter em quarentena.

O Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, destaca que com o resultado dos testes será possível fazer um diagnóstico da infecção viral nos funcionários da Secretaria de Saúde para elaborar novas estratégias de controle e combate à Covid-19.

“Nosso objetivo é retardar ao máximo a propagação do vírus para ganhar tempo na expectativa de que se consiga desenvolver uma vacina ou um tratamento medicamentoso eficaz. Esse processo de rastreamento que estamos realizando com nossos funcionários é novo, mas estamos muito otimistas com essa estratégia”, comenta o secretário.

Nádia Gonçalves, chefe do Serviço de Vigilância em Saúde, destaca que toda a equipe de trabalho do órgão está envolvida nas ações de combate a pandemia e que tem trabalhado muito para tornar o processo mais rápido e suave para todos os funcionários do setor de saúde.

Para Carla Iezak, enfermeira responsável pela Atenção Básica de Saúde, “o mais difícil é conseguir fazer com que as pessoas continuem respondendo durante o período de 14 dias e isso leva os membros das equipes de saúde a precisar fazer busca ativa, se expondo de forma constante ao risco de contaminação. Por isso, a realização desses exames traz mais segurança aos profissionais”.

“O que chama a atenção no coronavírus é a sua curva de dispersão, elevada e de rápido contágio. Isso cria uma alta vulnerabilidade aos profissionais de saúde da linha de frente do atendimento à população, por isso optamos por fazer esse levantamento porque afinal o mais importante agora é cuidar de quem cuida”, finaliza o Secretário.