Correio dos Campos

Prefeitura de Piraí do Sul propõe criação de Comitê Municipal de Gerenciamento de Crise

Reunião contou com a presença de autoridades do município e representantes da sociedade civil; em comum acordo, foi definido que as medidas impostas pelo Decreto 1674, dentre as quais estão o limite para horário de funcionamento do comércio e algumas outras restrições, serão por ora mantidas
20 de julho de 2020 às 20:30
(Foto: Divulgação/Secom)

COM ASSESSORIAS – Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (20), que teve a presença de autoridades e representantes dos segmentos industrial e comercial da cidade, o Secretário de Saúde de Piraí do Sul, Julio Sandrini, propôs a criação do Comitê Municipal de Gerenciamento de Crise, órgão que atuará neste momento para a discussão e tomada de decisões relacionadas ao combate do coronavírus, mas que servirá no futuro para trabalhar em outros momentos de crise, independentemente da área afetada.

De acordo com o Secretário, a proposta foi criada para que o comitê seja um instrumento formado por diferentes setores, que juntos possam analisar e enfrentrar o momento. “A ideia é que esse Comitê seja um órgão deliberativo e de articulação das ações da Administração Pública do Município. A comissão deverá ser bem representativa, ou seja, composta por pessoas do Poder Público e da sociedade civil organizada”.

No encontro ficou definido que o Comitê será composto por membros da Secretaria de Saúde, Procuradoria Municipal, Defesa Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, Câmara de Vereadores, polícias Civil e Militar, Associação Comercial, entidades religiosas e de outros órgãos representativos.

Os participantes da reunião de hoje, em comum acordo, optaram pela permanência da vigência do Decreto 1674, de 19 de junho de 2020, que, dentre outras medidas, prevê o toque de recolher e estabelece multas para cidadãos e comerciantes que descumprirem o dispositivo legal.

Em sua fala, o prefeito José Carlos Sandrini destacou que as medidas tomadas no momento da pandemia foram acertadas, tanto que o primeiro caso no município levou quase três meses para ser detectado.

“O nosso corpo técnico nos orientou muito bem. Muitos municípios do Paraná não tiveram o mesmo resultado. Os dados apresentados durante a reunião deixam claro que ações foram tomadas de maneira pontual e correta. Portanto, queremos com o Comitê melhorar nossas análises dos dados para que possamos juntos enfrentar este momento complicado que não apenas Pirai, mas todo o País vive. Juntos e com objetivos claros podemos passar por estas adversidades de forma mais rápida e segura”, acredita o prefeito.