Correio dos Campos

Centro Municipal de Reabilitação Física Professora Adriane Izidoro inicia atendimento

Espaço de reabilitação, que contará na sequência com serviços de fonoaudiologia, começa a funcionar com atendimentos na área de fisioterapia
11 de julho de 2020 às 11:29
(Foto: Toninho Anhaia/SCPS)

COM ASSESSORIAS – Focando na fisioterapia preventiva, e não apenas na reabilitação, começa na próxima segunda-feira, dia 13, o atendimento do Centro Municipal de Reabilitação Física criado pela Prefeitura de Piraí do Sul para ofertar serviços voltados à promoção da saúde das pessoas, através de ações que objetivam oportunizar mais qualidade de vida para diversos perfis populacionais.

Neste contexto inovador, onde se pensa na saúde preventiva e não somente nas medidas de recuperação, as atividades dos profissionais de fisioterapia estarão voltadas para a educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva e individual na atenção primária em saúde.

“É comum vermos o fisioterapeuta destinando sua atenção, quase que exclusivamente, à cura de doentes e a reabilitação de sequelados. No entanto, o novo perfil epidemiológico e a nova lógica de organização do sistema público de saúde sugerem a reestruturação das práticas profissionais e a redefinição do campo de atuação do fisioterapeuta”, explica o Secretário Municipal de Saúde, Julio Cezar Sandrini.

Atendimento

O Centro de Reabilitação irá funcionar de segunda a sexta-feira, inicialmente das 8h às 16h, em virtude das exigências de afastamento social. Apenas 4 pacientes receberão atendimento a cada hora, número que será gradativamente ampliado conforme as orientações das autoridades sanitárias.

Os tratamentos serão realizados conforme orientação médica, normalmente de 10 sessões com a possibilidade de repetição de uma nova série de mais 10 atendimentos.

Pacientes neurológicos que necessitam de atendimento contínuo serão atendidos indefinidamente conforme a necessidade, com avaliações individualizadas caso a caso.

Missão

Ao apontar os diferencias do primeiro espaço próprio de reabilitação da história do Município, Sandrini celebra o início do atendimento e a missão do novo espaço.

“Nosso objetivo é oferecer serviços públicos de saúde de excelência à população piraiense e esse Centro de Reabilitação Física foi concebido com essa missão”, finaliza o Secretário.