Correio dos Campos

Sandrini lança medidas para evitar aglomerações em supermercados

6 de abril de 2020 às 19:27

REDAÇÀO/Correio dos Campos – Depois de um final de semana em que se viu muita gente abusando da sorte, especialmente nos mercados e supermercados da cidade, o prefeito de Piraí do Sul, José Carlos Sandrini, decidiu fechar o cerco e delimitar o funcionamento das empresas do ramo com mais firmeza.

A partir de hoje, os mercados, mercearias, supermercados, açougues e congêneres serão obrigados a obedecer o limite máximo de 20 pessoas simultaneamente por estabelecimento, além de disponibilizar um funcionário que controle o acesso ao interior das empresas e que sirva como canal de comunicação entre o estabelecimento e a equipe de fiscais da prefeitura.

Além disso, um outro funcionário deve obrigatoriamente realizar a higienização dos clientes com álcool em gel 70% logo na entrada do estabelecimento, e todos os funcionários dessas empresas devem receber máscaras, luvas e álcool em gel de seus empregadores.

Outro tema destacado no decreto editado hoje por Sandrini trata do acesso de idosos e crianças nesses estabelecimentos.

Agora, idosos com mais de 60 anos só terão a entrada permitida nesses locais se estiverem usando máscaras e luvas, as quais podem ser disponibilizadas pelo estabelecimento.

As empresas devem se organizar para permitir o acesso de apenas um membro de cada família para fazer a compra. A entrada e permanência de crianças menores de 12 anos, mesmo que acompanhadas por pais ou responsáveis, passa a ser proibida a partir desta terça-feira (7).

Para fiscalizar o acesso dos menores nestes comércios, o prefeito convocou o Conselho Tutelar, que deve atuar presencialmente nos locais e ainda apurar as denúncias que forem levadas a seu conhecimento através dos canais oficiais disponibilizados pela prefeitura municipal.