Correio dos Campos

UBS Dr. Lalá realizou encontro de hipertensos e diabéticos

A ação teve o objetivo de conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis que aliados a medicação podem melhorar a condição de vida de hipertensos e diabéticos
4 de dezembro de 2019 às 14:54
(Divulgação/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – A Unidade Básica de Saúde Dr. Lalá que atende pessoas dos bairros rurais do município realizou na sexta-feira, 22, um encontro com hipertensos e diabéticos, o tema da reunião foi alimentação saudável.
Cerca de 50 pessoas participaram da ação e segundo a enfermeira responsável pela UBS, Jessica Moura da Silva, “o evento teve uma boa adesão dos pacientes, os quais participaram bastante e fizeram muitas perguntas.”

Foram responsáveis pela palestra o médico Guilherme Ratim que explicou o que é diabetes e hipertensão e quais são suas consequências se não tratadas e a nutricionista da saúde, Kiara Bevilaqua que explicou quais as melhores escolhas para reduzir os índices glicêmicos.

De acordo com Jessica a importância de trabalhar a alimentação saudável nesses grupos é que o estilo de vida, alimentação e atividade física impactam diretamente os índices de pressão alta e diabetes. A alimentação pode acarretar sérias complicações nesses grupos. “Os diabéticos que não têm o cuidado com a alimentação adequada e que mantem seus índices glicêmicos altos, eles aumentam os riscos de neuropatias diabéticas, cegueira, amputação de membros. Da mesma forma que o hipertenso que não reduz o consumo de embutidos e sal, também aumenta seus índices de pressão aumentando o risco de infarto e derrame. Então, tudo começa pela alimentação, porque o remédio sozinho não faz milagre. A medicação precisa estar alinhada a outros cuidados, como a alimentação.”, disse.

O objetivo da ação, de acordo com Jessica, era informar de que com a boa alimentação essas doenças podem ser controladas, aliado ao remédio. “Eles precisam agregar a alimentação saudável e a prática da atividade física e isso vai melhorando a qualidade de vida deles.”, concluiu.