Correio dos Campos

Passeata é realizada em Piraí do Sul para marcar início do Outubro Rosa

Ação foi realizada pela Secretaria de Educação e Grupo Corrente do Bem
2 de outubro de 2019 às 17:04
(Divulgação/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – Com a chegada de outubro, é comum ver nas pessoas, comércio e instituições os lacinhos rosa, seja no formato de broches, estampado em blusas ou impresso em folhetos. O pequeno acessório é símbolo de uma grande causa: a luta contra o câncer de mama. O mês de outubro é reconhecido internacionalmente como o mês de prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo maior responsável pela morte de mulheres.

Para lembrar da data, a Secretaria de Educação de Piraí do Sul e o Grupo Corrente do Bem realizaram uma caminhada para divulgar a importância da prevenção conscientização sobre o câncer.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Geanine da Silva Milléo, o papel da secretaria é muito grande. “Nós como educadores temos o dever de repassar aos nossos futuros cidadãos o que é importante para nossa saúde, nada melhor do que começar com as crianças que estão mais prontas para absorver essas informações. Nós, como mulheres, principalmente, precisamos repassar isso, porque todos nos estamos sujeitos a um dia estar nesta situação. Este apoio jamais deve fazer falta à elas, porque hoje são elas mas amanhã pode ser eu ou com qualquer outra.”, disse.

Foi a primeira vez que Geanine participou da ação, mas diz que gostou muito. “A participação das crianças e escolas é ótima, a comunidade escolar está envolvida neste apoio”, concluiu.

Elisabeth Souza Martins, presidente do Corrente do Bem, diz que o evento é muito importante para o grupo pois ele é formado por pessoas que já passaram pela doença e para trazer força e conscientização. “Fazemos nosso trabalho a bastante tempo, é um movimento de formiguinha e gostaríamos muito que esse movimento trouxesse muito apoio para nós, essa é a importância.”

“Nós doamos fraldas, água de coco, Gatorade, mechas, perucas e lenços. Mas, aceitamos qualquer coisa que as pessoas queiram nos doar para ajudar essas pessoas que estão doentes.”, completou.

Elisabeth diz que a Corrente do Bem tem um extenso trabalho esse mês e convida a população para que no dia 07 doem mechas de cabelo, elas serão cortadas no Rotary Club de Piraí do Sul. “Essas mechas serão repassadas a instituições que as transformarão em perucas para as pacientes em tratamento.”

Veja a entrevista completa e as imagens do evento no vídeo, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=y8k5BMEBnT4