Correio dos Campos

Representantes da saúde falam por mais de duas horas sobre suposto fechamento de hospital

1 de outubro de 2019 às 19:30
(Divulgação/PMPS)

COM ASSESSORIAS – Representantes do setor da saúde de Piraí do Sul apresentaram tecnicamente à Câmara de Vereadores o quadro geral do Hospital Municipal Santo Antônio. Por cerca de duas horas, durante a sessão plenária desta semana, os diretores do hospital e a presidência do Conselho Municipal de Saúde (CMS) responderam questões dos vereadores sobre o suposto fechamento da clínica médica do hospital.

Segundo Danieli Mendes, presidente do Conselho de Saúde, o encerramento dos internamentos no hospital ainda não foi definido pelo órgão. Conforme ela, a discussão foi iniciada após a Secretaria de Saúde informar que 40% do orçamento de 2020 do departamento seria destinado à unidade. Um relatório do CMS confirmou que o hospital utiliza grande fatia de recursos, especialmente com relação à estrutura.

“O conselho não resolveu nada ainda sobre o fechamento. Foi apresentado um relatório, mas ainda não foi discutido. É um tema que ainda está em discussão”, revelou Mendes.

A média baixa de internamentos no hospital e a questão econômica são fatores que tem norteado o debate. O que está em pauta, conforme Ernesto Comelli, diretor técnico do hospital, é “se vale a pena manter a estrutura médica para tratar poucos pacientes”. Caso sejam paralisadas as hospitalizações, o diretor explicou que a alternativa seria a transferência dos pacientes a outros municípios. Nesta situação, o prédio da unidade atenderia apenas os casos de baixa complexidade.

A preocupação dos vereadores, manifestada nos comentários, é se o fechamento da clínica médica não traria mais prejuízos à população e ao município. Os parlamentares também questionaram quais os motivos do baixo internamento; quais seriam os benefícios de um futuro fechamento; e qual seria a economia do Poder Executivo. Segundo os representantes, várias destas indagações ainda precisam ser analisadas.

Posicionamento dos vereadores:

A Câmara pediu que o Conselho e os órgãos de saúde do município estudem e analisem detalhadamente o tema antes de tomar uma decisão. Confira os depoimentos dos vereadores que se posicionaram na sessão:

“A grande população depende do hospital. Onde já se tem pouco, perder o pouco que tem é muito triste. O conselho precisa analisar e conversar com a população que é a parte principal” – Paraílio de Oliveira King (MDB).

“Não somos nós (vereadores) que vamos definir se vai fechar, mas sim o conselho. Nós estamos lidando com pessoas por isso tem que ser o melhor para o nosso povo. É uma coisa que precisa ser muito bem pensada e esclarecida para a população”. – vereador Dalney Bueno (PSD).

“Seria interessante que o conselho fizesse mais audiências com a população para debater melhor esse tema. Precisamos amadurecer essa ideia para ver se é essa a saída. O gasto com o hospital não baixou, mas a qualidade do atendimento sim. Pensem bem e analisem bem esses dados”. – vereador Márcio do Gás (PMB)

“Olhem com carinho. Tentem fazer o melhor para a nossa comunidade. Se fechar o hospital vai ter muito transtorno à população”. – vereador Edson Staron (SD).

“Isso vai prejudicar a população. O atendimento tem que ser aqui e não pode fechar”. – vereadora Maria Olímpia (PTB).

“Precisamos entender claramente por quais motivos o hospital será fechado. A gente precisa ter dados e números, para esclarecer à população, antes que seja tomada qualquer decisão” – vereador Luciano Solek (PSB)

“É preciso entender e questionar esses números orçamentários da saúde. Pelo que foi falado nós gastamos muito, mesmo com menos profissionais e com menos especialistas” – vereador Zé Carlos dos Santos (PSD).