Correio dos Campos

Conselho Regional de Medicina de SP cancela registro de piraiense por suspeita de fraude no Revalida

Cremesp cancelou o registro de três médicos que fraudaram revalidação de diploma
23 de setembro de 2019 às 19:00
(Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – O Cremesp – Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – cancelou na última sexta-feira, dia 20, os registros profissionais de André Eduardo Pereira da Silva, Auriliana Maria Pires de Toledo e José Roberto Spin de Toledo. Segundo o órgão, os três forjaram aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida).

Em sua página na internet, o Conselho Regional de Medicina informou que os três profissionais, munidos de documento falsos de aprovação no Revalida, conseguiram certificar o diploma junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A fraude foi descoberta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que comunicou o Cremesp sobre a adulteração dos documentos de aprovação. No Brasil, ao todo, foram 10 casos detectados.

Entre os três médicos está o piraiense André Eduardo, formado na Bolívia pela Universidad de Aquino Bolívia (UDABOL), que atuava em Sorocaba. Já Auriliana de Toledo e José Roberto de Toledo estudaram na Universidad Politécnica y Artística del Paraguay (UPAP) e exerciam ilegalmente a Medicina no município paulista de Iacri, localizado a aproximadamente 530 quilômetros da capital. Além de cancelar os registros, o Cremesp ainda comunicou o fato às autoridades policiais para diligências cabíveis.

“Antes de emitir o registro profissional de quem se forma no exterior, checamos toda a documentação dos formados junto à universidade estrangeira. Além disso, confirmamos a validade do diploma estrangeiro junto à instituição de ensino brasileira credenciada, no caso a UFRN, para nos certificarmos de sua autenticidade. Após sermos notificados pelo Inep sobre a falsa aprovação desses graduandos no Revalida cancelamos, de imediato, seus registros profissionais e excluímos as informações desses indivíduos do nosso sistema. Também denunciamos os casos à polícia por exercício ilegal da Medicina”, comenta o 1º secretário e conselheiro do Cremesp, dr. Angelo Vattimo.

O Cremesp vem atuando para fortalecer o Revalida e impedir que o processo de revalidação de diplomas médicos estrangeiros seja flexibilizado. “Nossa maior preocupação é com a segurança do paciente. Por isso, vamos continuar intransigentes e vigilantes, combatendo casos como esses, cada vez mais comuns. Este triste flagrante é mais uma motivação que temos para continuarmos a defender instrumentos como o Revalida, que inibem o exercício da Medicina por pessoas sem qualificação”, comenta Vattimo.

Confirmação

A reportagem do Correio dos Campos entrou em contato telefônico com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo na tarde de hoje (23) para confirmar a informação.

De acordo com a área responsável pelo registro dos médicos no órgão, os três profissionais realmente tiveram suas licenças para o exercício da medicina cancelados pelo conselho.

A versão do médico

Procurado pelo portal para comentar a decisão do Cremesp, o médico André Eduardo não foi encontrado.

Segundo informações ainda não confirmadas, ele teria contratado advogados para representá-lo no caso.