Correio dos Campos

Prefeitura fez grande investimento na Saúde Municipal

Foram investidos 107 mil reais no software e mais de 500 mil em 89 computadores, todos os equipamentos adquiridos servirão para um melhor atendimento aos pacientes
12 de setembro de 2019 às 16:01
(Divulgação/PMPS)

IMPRENSA/Piraí do Sul – A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul fez a aquisição de novos equipamentos hospitalares, de informática, móveis, eletrodomésticos e eletroportáteis para o Hospital Municipal Santo Antônio, Unidades Básicas de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, além de um software de Gestão em Saúde para a modernização e melhor gerenciamento do Sistema Municipal de Saúde. Essas ações foram um esforço conjunto entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Tecnologia para agilizar e melhorar o atendimento aos munícipes.

Esses equipamentos foram adquiridos a fim de repor os antigos que estavam defasados e geravam lentidão ao acesso aos Sistemas de Informação do Ministério da Saúde, outros estavam danificados e além daqueles que foram furtados quando das invasões por vândalos nas Unidades de Saúde.

Além das ferramentas hospitalares como eletrocardiograma digital, aspirador cirúrgico, desfibrilador e outros, também foram adquiridos outros equipamentos que auxiliam no atendimento ao paciente como itens de informática, como computadores, notebook e nobreak.

Além da aquisição desses materiais, a pasta investiu também em um sistema integrado de saúde básico para o município que será responsável pelo gerenciamento de toda rede básica e hospitalar. O sistema também proporcionará criar um prontuário online e reunirá todo o histórico hospitalar dos pacientes. O software já está em processo de implantação e em breve estará em funcionamento.

Para o técnico da Secretaria de Tecnologia da Informação, Luís Rafael Huergo Barbosa, “o investimento no emprego da tecnologia da informação em saúde é de extrema importância para o diagnóstico apurado, melhor controle dos processos gerenciais e melhor controle financeiro.”

“Com a velocidade que a tecnologia da informação evolui fez-se necessário o investimento permanente em equipamentos e softwares. Repusemos tais equipamentos devido a alguns estarem obsoletos e também devido a falta, pois alguns pois foram roubados das unidades básicas de saúde” Esclareceu Luiz Rafael o investimento.

Para Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, “a tecnologia da informação em saúde é um recurso estratégico necessário nos dias de hoje e serve para melhorar os procedimentos médicos, ampliar os serviços clínicos, aperfeiçoar as relações de trabalho e reduzir os custos hospitalares.”

O Secretário destaca que grande parte das atividades relacionadas a saúde está no processamento e gestão da informação, serviços altamente dependentes da Tecnologia da Informação. “Para mim, está muito claro que o incremento à inovação e o emprego intensivo dos recursos de tecnologia da informação são meios de tornar a gestão da Secretaria de Saúde mais rápida e focada no atendimento às políticas públicas de saúde”, afirma.

Os recursos tecnológicos trazem agilidade na produção, armazenamento, transmissão e acesso de dados cínicos em instituições de saúde. Um dos grandes avanços nessa área é a implantação do Prontuário Eletrônico do paciente que permitirá o acesso dos médicos aos dados dos pacientes em qualquer computador da rede da Secretaria de Saúde, nos diversos pontos de atendimento.

“A tecnologia da informação em saúde, quando bem implantada e gerenciada, garante a ascensão da instituição de saúde e melhorias significativas nos serviços ofertados,” finaliza o Secretário Julio Sandrini.